Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Barcelona amarra Neymar por 80 milhões de euros

12 de Outubro, 2012

Barcelona pode receber 80 milhões de euros por Neymar,

Fotografia: AFP

O Barcelona pode receber 80 milhões de euros por Neymar, caso o internacional brasileiro assine por outro clube que não seja a equipa catalã. Segundo avança o diário espanhol “Mundo Deportivo”, esta cláusula está fixada pelo emblema “blaugrana”, para que nenhum clube interfira na transferência do jovem craque do Santos. Os recentes rumores, que dão conta do interesse do Paris Saint-Germain na contratação de Neymar, vieram agora fortificar a posição do Barça na manutenção do jogador na lista de reforços para a próxima temporada. De acordo com algumas fontes, Neymar pode estar a caminho dos espanhóis, estando a transferência assegurada para o final desta temporada. Segundo adianta o referido jornal, só uma lesão grave ou um outro motivo de força maior impedem que o avançado seja reforço da equipa treinada por Tito Vilanova.

Adeptos comparecem em massa
nos treinos dos Leões Indomáveis


As sessões de treino da selecção dos Camarões para o jogo de domingo com Cabo Verde estão a ser assistidas por uma grande multidão no estádio Omnisport Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé, noticiou ontem a imprensa camaronesa. A preparação dos Leões Indomáveis (nome por que é conhecida a selecção camaronesa), iniciada na segunda-feira, em Yaoundé, foi antecipada por momentos de serenidade, mas, desde o início dos treinos, os espectadores têm estado a transmitir uma onda de incentivos aos seus jogadores. Do lote dos 26 convocados pelo seleccionador Jean Paul Akono, apenas o médio Henry Bedimo Nsame, a contas com uma lesão contraída este final de semana, não se fez representar, mas os reforços Samuel Eto’o, Pierre Wome e Modeste Mbami já estão integrados nos trabalhos.

De acordo com a imprensa camaronesa, o “destaque deste primeiro treino foi marcado pela presença do público que veio em grande número para manifestar o seu apoio à equipa nacional dos Camarões”. A imprensa dos Camarões assinala “uma perfeita colaboração observada em torno da equipa técnica”, alegando que “parece um bom presságio para o resultado do jogo de domingo, que vai opor os Leões Indomáveis, dos Camarões aos Tubarões Azuis, de Cabo Verde. Na sua entrevista de ontem, o internacional camaronês Jean Armel Kana Biyick tranquilizou os adeptos dos Leões Indomáveis, com o argumento que “não vai ser um jogo fácil, mas que existe um espírito muito positivo e que deve prevalecer vencedor para tomar a qualificação aos cabo-verdianos”.

Kana Biyick atestou que a moral está bem alta no seio do grupo de trabalho e que todos os jogadores estão concentrados e muito determinados neste jogo para ajudar os Camarões a qualificar-se para Africa do Sul 2013. A partida realiza-se, domingo, no Stade Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé, às 15h00 locais, (14h00 de Cabo Verde), e vai ser dirigida por uma equipa de arbitragem do Egito. O jogo refere-se a segunda mão de terceira e última eliminatória de apuramento para o Campeonato Africano das Nações, CAN 2013, a ser disputado na África do Sul. Na primeira mão realizada a 8 de setembro no Estádio da Várzea (Cidade da Praia) Cabo Verde venceu os Camarões por 2-0.


CONFIANÇA
Faizal acredita no apuramento dos Mambas


Faizal Sidat mostra-se confiante no apuramento de Moçambique ao CAN 2013. O Presidente da Federação Moçambicana de Futebol falou ao SAPO Desporto sobre a preparação dos Mambas e as perspectivas para o encontro com Marrocos. Sidat ressalva a importância de estar na África do Sul, onde Moçambique vai jogar como se estivesse em casa, dado o número de moçambicanos que vivem e trabalham na África do Sul mas também por ser um país vizinho. O Presidente da Federação Moçambicana quer ver os jogadores mais velhos como Paíto, Mexer e Jerry, a ajudarem os mais novos, passando uma mensagem de serenidade e tranquilidade, dado o ambiente adverso que os Mambas vão encontrar em Marraquexe. Outro fator importante com a presença no CAN 2013 passa pela valorização dos atletas, muitos deles ainda no início da carreira. Sidat gostaria de ver os jogadores a valorizarem-se de modo a que possam dar o salto para ligas de nomeada e melhorarem as suas condições

   PAITO ACREDITA
Paíto é dos mais velhos do lote de jogadores que Gert Engels leva para Marrocos. O ex-jogador do Sporting de Portugal não quer falhar a presença na África do Sul, até porque esta poderá ser o seu último Campeonato Africano das Nações. Sendo um dos mais experientes dos eleitos de Gert Engels, Paíto quer ajudar os mais novos que estão a despontar na seleção moçambicana. O lateral esquerdo acredita na qualificação, mas sabe que a equipa tem de dar tudo para contrariar o favoritismo de Marrocos, com jogadores que militam nos principais campeonatos europeus. A receita, segundo Paíto é concentração, ambição e vontade de vencer, ingredientes que podem levar Moçambique ao CAN 2013.


BREVES

JOGO COM CABO VERDE

Trio de arbitragem
vem do Egipto


Uma equipa de arbitragem do Egipto vai dirigir o jogo decisivo de domingo, 14, em Yaoundé, entre as seleções nacionais de futebol dos Camarões e de Cabo Verde. A partida vai ser dirigida por um quarteto egípcio, designado pela Comissão de Arbitragem da Confederação Africana de Futebol (CAF), com Greisha Gihed a assumir o papel de árbitro central, auxiliado por  Degaish Aymen (primeiro assistente) e Dorry Abd El Salam Tamer (segundo assistente). Ashor Mahmoud é o quarto árbitro. O maliano Souleymane Magassouba foi indigitado para comissário do jogo, ao passo que o nigeriano Paul Bassey chefia a segurança oficial do Estádio. A partida realiza-se domingo no Stade Ahmadou Ahidjo em Yaoundé, às 15h00 horas locais, (14h00 de Cabo Verde).

Preud’homme indiciado
O antigo guarda-redes belga Michel Preud’homme, que passou pelo Benfica, é um dos 33 indiciados por supostas irregularidades em transferências de jogadores, durante o período em que foi director do Standard Liège. Além de Preud’homme, actual treinador no Al-Shabab, da Arábia Saudita, também Luciano D’Onofrio, antigo homem forte do clube belga, integra a lista de pessoas que têm de comparecer, no próximo dia 22.  


 Ronaldinho Gaúcho castigado
No jogo entre Atlético-MG e GrÉmio, a 23 de Setembro, em Belo Horizonte, Ronaldinho Gaúcho ergueu demais o pé numa dividida com Kléber. O árbitro Heber Roberto Lopes, perto do lance, apenas pediu calma ao atleticano e nem sequer considerou ter havido falta.  Na terça-feira, a Segunda Comissão Disciplinar do STJD julgou Ronaldinho Gaúcho com base em um vídeo do jogo e decidiu punir o jogador.