Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Barcelona namora Júlio Baptista

08 de Setembro, 2009

O Barcelona começou, ontem, a procurar eventuais reforços de verão para colmatar a ausência de Yaya Touré e Seydou Keita durante a Taça das Nações Africanas.
Apesar do mercado de transferências ter encerrado há apenas uma semana, o Barca procura garantir um avançado ainda antes do início do mercado de transferências de Inverno, que reabre em Janeiro.
De acordo com o jornal “Corriere dello Sport”, o colosso espanhol está a ponderar avançar para o avançado do AS Roma, Júlio Baptista, acentuando a possibilidade do jogador brasileiro abandonar os “giallorossi” em breve.
Baptista está perto de se juntar ao Inter de José Mourinho mas, tendo visto as negociações falhadas, o Barca seria uma opção bastante atraente para o antigo jogador do Real Madrid.
Entretanto, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, revelou que a demissão de Frank Rijkaard foi provocada pela falta de apoio dos jogadores e adiantou ter ficado surpreendido com o sucesso de Pep Guardiola logo na primeira época no cargo de treinador.
Rijkaard conquistou dois campeonatos de Espanha e uma Liga dos Campeões, mas revelou-se insuficiente para continuar em Camp Nou no fim da época 2007-2008, quando perdeu o apoio dos jogadores (blaugranos).
“O Frank tinha perdido a sua autoridade no balneário”, revelou Laporta ao “La Vanguardia”, antes de reflectir sobre a sua escolha de treinador.
(O Pep conseguiu realmente superar todas as expectativas), comentou.

Real Madrid exige regresso
de Kaká a Santiago Bernabéu


O Real Madrid avançou com um pedido à Federação Brasileira para garantir o regresso do médio organizador Kaká ao Santiago Bernabéu, visto que o jogador não pode alinhar no próximo jogo de qualificação para o Mundial’2010 contra o Chile por acumulação de amarelos.
Kaká foi castigado com o (amarelo) por uma entrada sobre Rosário na vitória por 3-1 sobre a Argentina, o que lhe vai manter fora da discussão da partida agendada para amanhã.
E, de acordo com o jornal “AS”, a direcção do Real Madrid pediu à Federação Brasileira para deixar Kaká voltar ao clube (merengue) para preparar a visita à Catalunha, onde defronta o Espanyol no seu Estádio Cornell El Prat.
Caso o pedido não seja aceite, Kaká vai regressar à capital espanhola na sexta-feira, fazendo com que a sua participação no encontro de sábado da Liga espanhola fique em dúvida,
O médio de ataque brasileiro reconheceu que a derrota da Argentina colocou a selecção (alvi-celeste) mais longe da próxima edição do Campeonato do Mundo, mas poucos conseguem imaginar um campeonato do mundo de futebol sem a selecção argentina, como é o caso do internacional brasileiro, Kaká.
(Nós conseguimos a qualificação fazendo o nosso trabalho. Claro que é bom que eles percam, mas pondo de lado a rivalidade, seria melhor que a Argentina também fosse ao Mundial. Um campeonato destes precisa de contar com as melhores equipas do mundo), disse.
(Maradona arriscou no encontro diante do Brasil, garantindo que os seus jogadores teriam mais vontade de vencer que os brasileiro. Contudo, isso não veio a acontecer), concluiu.

Scolari com salário
superior a Mourinho

O técnico do Inter de Milão, José Mourinho, já não é o treinador mais bem pago do Mundo. A honra cabe agora ao antigo seleccionador português, Luíz Felipe Scolari, depois de ter assinado um contrato válido durante 18 meses no Bunyodkor, do Uzbequistão.
Scolari está prestes a ganhar 13 milhões de euros por época, mais do que os 11 milhões previstos no contrato de Mourinho, em San Siro.
O técnico brasileiro afirmou que está no Uzbequistão para desenvolver o futebol local e ajudar no projecto da direcção.
(Estou aqui porque acredito que consigo contribuir para o crescimento do futebol no Uzbequistão e também porque acredito neste projecto), disse Scolari citado pelo jornal (Corriere dello Sport.

Cafú critica dependência
do AC Milan de Ronaldinho

Cafú, antigo lateral brasileiro do AC Milan, considera que é demasiado arriscado depositar tamanhas esperanças em Ronaldinho Gaúcho, adiantando que os “rossonero” não vão ganhar alguma coisa se dependerem apenas do craque “canarinho”.
Cafú, que jogou em San Siro entre 2003 e 2008, alertou os seus antigos companheiros para o facto da equipa estar demasiado centrada em Ronaldinho.
“Uma equipa não pode jogar os trunfos todos num jogador. Ele tem de mostrar que é importante na equipa mas não vai conseguir nada sozinho. Os outros jogadores têm que estar à altura e ajudar”, explicou Cafú ao jornal “Gazzetta Dello Sport”.
“O Ronaldinho sabe da sua responsabilidade e é fundamental para o Milan, visto que o Kaká saiu e tem de jogar mais, mas o Milan não vai ganhar nenhum troféu se depender apenas dele”, avisou o lateral.
Cafú revelou, ainda, que não considera o antigo médio brasileiro do FC Porto, Diego (Juventus) “herdeiro” natural de Kaká (saiu para o Real Madrid) na Série A italiana.
“Diego é o Diego e o Kaká é o Kaká. O Diego ainda tem muito para dar ao futebol mas o Kaká já o fez. Não podemos dizer que o Diego já está ao nível do Kaká, ainda que seja um grande jogador”, explicou Cafú.

Ibra almeja vencer
Inter de Milão na Liga

O avançado internacional sueco do Barcelona, Zlatan Ibrahimovic, insistiu que o seu novo emblema vai vencer o Inter, seu antigo clube, no embate da próxima semana a contar para a Liga dos Campeões.
Ibrahimovic disse que, apesar de admirar os “nerazurri” de José Mourinho, os “blaugranos” têm melhor equipa.
“Temos melhores jogadores e temos um estilo de futebol espectacular, com posse de bola e um espírito ofensivo. Praticamos um futebol muito mais ofensivo que o Inter e é isso que nos dá vantagem”, afirmou o craque sueco.