Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Belenenses aposta em Domingos Paciência

20 de Abril, 2017

À cinco jornadas do final do campeonato o Belenenses ocupa o 12º lugar da classificação

Fotografia: AFP

O presidente da SAD do Belenenses afirmou que a contratação do treinador Domingos Paciência, \"traduz a ambição\" da equipa de futebol para a próxima época, em que  o objectivo é garantir um lugar europeu. À cinco jornadas do final do campeonato, o Belenenses ocupa o 12º lugar com 32 pontos, mais 12 do que os últimos classificados, Nacional e Tondela.

Na próxima ronda, os ‘azuis’ deslocam-se à Madeira para defrontar o Marítimo, actual sexto classificado. O técnico, de 48 anos, assinou contrato até final da próxima época, substituiu Quim Machado no comando nos ‘azuis’, já orientou na terça-feira o treino, contudo, a apresentação oficial acontece hoje.

\"Assegurado que o Quim Machado não seria o treinador para o próximo ano, entendemos que fazia sentido começar a trabalhar a próxima época, mas sabendo que vínhamos num ciclo complicado e que importava evitar que se prolongasse. Esta alteração deve-se a preparar a próxima temporada\", afirmou Rui Pedro Soares.

O líder da SAD do Belenenses revelou que \"no passado\" já tinha ponderado a contratação de Domingos Paciência, e elogiou a \"competência, liderança, experiência e ambição\" do novo técnico, que vai ter como missão guiar o conjunto de Belém a um lugar europeu, na próxima temporada.

\"O Domingos é a tradução da nossa ambição. Face à aposta que vamos fazer no próximo ano, entendemos que deveríamos ter um treinador que nos ajudasse a traduzir essa aposta em resultados. A ambição mínima do Belenenses, no campeonato, é fazer 40 pontos e lutar pelo acesso à Liga Europa. Nos últimos dois anos ficámos nos nove primeiros, fizemos a melhor época europeia do Belenenses, e temos ambição de lá voltar\", referiu.

Depois de na véspera ter anunciado \"os melhores resultados financeiros da SAD\", Rui Pedro Soares assegurou que \"no próximo ano, o investimento será reforçado\". Domingos Paciência chega ao Restelo após passagens por União de Leiria, Académica, Sporting de Braga, Sporting, Deportivo da Corunha, Kaiserispor, Vitória de Setúbal e APOEL,  não orienta qualquer equipa desde Agosto de 2015, quando abandonou o conjunto cipriota.

Além de Domingos, a equipa técnica da formação de Belém vai ser constituída pelo adjunto Bruno Moura, que passou pelo Benfica em 2006/07, como preparador físico, e pelo treinador de guarda-redes Márcio Santos, que se mantém no cargo, aos quais deve juntar-se na próxima semana, outro elemento cujo nome não foi divulgado.