Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Benfica e Sporting jogam hoje na Luz

11 de Dezembro, 2016

Dérbi desta noite Benfica-Sporting pode implicar a liderança do campeonato

Fotografia: AFP

Com dois pontos de vantagem sobre o adversário, após a derrota sofrida na jornada anterior com o Marítimo, os encarnados estão à frente e esperam manter a vantagem diante da equipa leonina que diminuiu a desvantagem de sete pontos que registava na tabela classificativa, facto que pode dar mais alento ao duelo desta noite.

A equipa de Rui Vitória claudicou nos últimos jogos, tanto para a Liga dos Campeões como para o campeonato, mas nas hostes benfiquista há esperança que este dérbi sirva para  recolocar a equipa no caminho certo, porque uma vitória significa tornar a aumentar a diferença para cinco pontos.

O Sporting sabe que se perder pontos volta a marcar passo, e se vencer no ninho da águia, a exemplo do que sucedeu no ano passado, pode ser um novo duro golpe no coração da águia.

Para este dérbi, os dois conjuntos não estão na máxima força. O Benfica joga sem Grimaldo, Eliseu e André Horta. O Sporting, por seu lado, não conta com Schelotto e tem Joel Campbell em dúvida.

Jorge Jesus regressa ao Estádio onde foi muitas vezes aplaudido, assim como não deve passar despercebido o regresso de Bruno César e de Markovic.

O FC do Porto deu mostras de grande eficácia na Liga dos Campeões, está à espreita, na visita ao Feirense e entra em campo mais cedo, sabe que tem de confirmar o favoritismo que leva para fazer a sua parte, para  esperar tranquilamente pelo resultado da Luz, para ver se rouba pontos aos contendores da Luz.


DÉRBI
Glórias encarnadas assumem favoritismo


António Simões, João Alves, José Henriques e Vítor Martins consideram o Benfica favorito à vitória no jogo com o Sporting que se realiza hoje, para a 13.ª jornada da I Liga de futebol.

As antigas glórias ‘encarnadas' falavam à margem da apresentação do livro Mágicos - onde se realçam os melhores futebolistas que vestiram a camisola 10 do Benfica -, são unânimes em considerar o dérbi como um jogo de ‘tripla’ (sem vencedor antecipado) e António Simões realça que quem for mais forte mentalmente pode vencer o encontro.

"Este Benfica -Sporting tem, em função do que aconteceu recentemente, este acrescento de curiosidade: qual dos dois vai esconder as pequenas manchas que vieram dos jogos anteriores? Este, é que vai ser o grande desafio. Quem melhor souber sair do pequeno buraco onde se meteu, possivelmente, possa ter vantagem", afirmou.

Para João Alves, Rui Vitória tem imperativamente que fazer alterações no sector defensivo, e realça que a saída do Sporting das competições europeias pode ser nefasta para a equipa comandada por Jorge Jesus.

"O Benfica tem mostrado que tem de fazer ajustamentos na parte defensiva. Vai ter de melhorar a qualidade do jogo. A seu favor tem o facto de manter-se na Liga dos Campeões. Quanto ao Sporting apanhou uma pancada enorme, e sei que os seus jogadores gostam de estar nos grandes palcos na Europa. E, é algo que já não vai ter esta época. Penso que Rui Vitória vai mexer na equipa e encontrar o equilíbrio que  falta nos últimos jogos", rematou.

Um golo de Ederson, de baliza a baliza, é o desejo do antigo guarda-redes das águias José Henriques, para quem os jogos com o Sporting eram os que  dava mais prazer disputar, já Vítor Martins aposta em Jonas, como o ‘mágico' que vai decidir o encontro frente aos ‘leões'.


SEGURANÇA
Polícia está de alerta


A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou na sexta-feira para a existência de vários eventos, que vão exigir um esforço extra em Lisboa no dia de hoje, dia do dérbi Benfica -Sporting, a contar para a 13ª jornada da I Liga de futebol.

Na habitual conferência de imprensa que antecede ao duelo entre os ‘grandes’ da capital portuguesa, o subintendente do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Pedro Pinho, frisou o "risco elevado" associado a este encontro, num dia preenchido para as autoridades.

Ao sublinhar a importância de um jogo, "que mexe com toda a cidade", Pedro Pinho acrescentou ainda que o Estádio da Luz tem a "lotação esgotada", são esperados 63.500 espectadores, dos quais cerca de 3.400 são adeptos do Sporting, que vão deslocar-se para o recinto através de um cordão policial da PSP, desde o Estádio José Alvalade.

A operação de segurança do jogo deve mobilizar aproximadamente 600 elementos, distribuídos pelas seguintes valências da PSP: efectivos da Divisão Policial, equipas de intervenção rápida, equipas de prevenção e reacção imediata, Divisão de Trânsito, Divisão de Segurança a Transportes Públicos,

Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e Unidade Especial de Polícia (Corpo de Intervenção e brigadas cinotécnicas).

De acordo com o subintendente da PSP, os meios são "em tudo semelhantes aos recentes Benfica -Sporting", mas em número superior ao desafio de terça-feira dos ‘encarnados’ com o Nápoles, para a Liga dos Campeões, em que se registaram alguns incidentes entre adeptos.

No entanto, a postura dos adeptos dos dois rivais foi elogiado pelo coordenador da operação, que garantiu não temer por eventual tensão como resultante de maus resultados.


LEÕES
Islam Slimani acredita nos antigos colegas


O jogador Islam Slimani já não está no Sporting, mas segue com atenção o clube leonino. Em Inglaterra, o antigo jogador do clube de Alvalade fez a sua análise ao dérbi de domingo, aposta numa vitória do Sporting na Luz, por 2-0. Ao jornal Record, o avançado magrebino adiantou ainda que tem uma grande confiança em Jorge Jesus, e que aposta num golo de Bryan Ruiz.

"Ganhamos por 2-0…e o Bryan marca um! Tenho muita confiança na equipa do Sporting e tenho plena confiança no míster Jorge Jesus. É por isso que acredito, que a equipa do Sporting vai ganhar na Luz".

Sabe que uma vitória no reduto do maior rival resulta numa ultrapassagem e na conquista do primeiro lugar, Slimani pensa no título e voltou a reforçar a ideia de que caso o Sporting vença o campeonato, vai ser um dos muitos adeptos que vão até ao Marquês para festejar com  a equipa. Uma vez que ainda representou os 'leões' nesta edição da prova, o avançado pode ser um dos jogadores que ia fazer parte do lote de campeões.

"Em Maio quero ir a Lisboa para festejar o título de campeão. Serei sempre Sporting e vou estar a apoiá-los", garante o jogador.

O internacional argelino não é estranho ao ambiente do dérbi, nos três anos que esteve em Portugal ao serviço dos ‘leões’, Slimani marcou quatro golos ao Benfica, em oito jogos frente aos 'encarnados'.

Depois de ter saído no último dia do mercado de transferência para o Leicester City, por 30 milhões de euros, Slimani está a ter um arranque positivo na Premier League. Esta temporada, na equipa de Claudio Ranieri, o avançado contabiliza 11jogos e cinco golos marcados com a camisola dos "foxes".