Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Benfica em vantagem no dérbi com o Sporting

21 de Abril, 2017

Jogos entre os dois grandes de Lisboa já levam mais de cem anos

Fotografia: AFP

O Benfica chega amanhã ao 300º dérbi destacado na liderança do histórico dos jogos ntre as duas equipas, ao somar 130 vitórias, contra 108 dos ‘leões’. A história deste emparceiramento tem 109 anos, desde 1907/08, mais precisamente desde 01 de Dezembro de 1907, os ‘encarnados’ atingiram o final da década de 50 em desvantagem, mas assumiram o comando nos anos 60 e jamais o largaram.

Os primeiros 299 ‘capítulos’ do ‘dérbi dos dérbis’ registam ainda 61 igualdades, sendo que o Benfica também lidera claramente em termos de golos, com 505 marcados, contra 462 dos ‘leões’, num total de 967 entre os dois clubes.Na primeira década do Século XXI, o Sporting ainda conseguiu equilibrar (oito triunfos para cada um, mais outras tantas igualdades), mas o Benfica lidera claramente desde 2010/11, com 10 triunfos, contra quatro (25-16 em golos).Com Jorge Jesus, vindo do Benfica, o Sporting logrou três triunfos consecutivos, na época passada, mas o conjunto de Rui Vitória já devolveu o comando aos ‘encarnados’, com triunfos nos dois últimos jogos.

A época passada, em Alvalade, o grego Mitroglou selou o triunfo dos ‘encarnados’, que, com um triunfo por 1-0 ultrapassaram o Sporting na tabela e não mais pararam de ganhar, até selarem o ‘tri’, na derradeira jornada.

Na presente temporada, o Benfica voltou a impor-se, desta vez na Luz, com um triunfo por 2-1, materializado com tentos de Salvio e Raúl Jiménez. O holandês Bas Dost ainda reduziu, mas já não evitou o desaire dos ‘leões’.

No total, entre jogos de I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa, as ‘aguias’ passaram, assim, a totalizar 130 triunfos e 505 golos, contra 108 vitórias e 462 tentos dos ‘leões’.Em termos de campeonato, a vantagem do Benfica é ainda mais expressiva, com 77 vitórias, contra 47 do Sporting, graças ao equilíbrio nos jogos realizados no reduto dos ‘leões’, onde os anfitriões só venceram mais um jogo.

Os ‘encarnados’ também estão por cima na Taça da Liga (duas vitórias contra nenhuma), enquanto o Sporting lidera na Taça de Portugal (18-15), no Campeonato de Portugal (3-2), no Regional de Lisboa (37-33) e na Supertaça (3-1).

As ‘águias’ chegaram a ter mais 10 vitórias, só que o Sporting respondeu: foi melhor nas quatro décadas seguintes e no final da temporada 1949/50 já tinha dado a volta ao histórico (56 triunfos, contra 54).


LA LIGA
Bale regressou aos treinos
e pode jogar o superclássico


O futebolista internacional galês Gareth Bale, que falhou os dois últimos jogos do Real Madrid, devido a uma lesão no músculo sóleo direito, regressou ontem aos treinos dos ‘merengues’, na preparação do clássico com o FC Barcelona. Foi a primeira sessão de trabalho após a vitória na terça-feira na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, do Real sobre o Bayern Munique por 4-2, no prolongamento, e garantiu um lugar nas meias-finais.

Cristiano Ronaldo, com um ‘hat-trick’, que o tornou o primeiro futebolista a apontar 100 golos na ‘Champions’, foi a estrela do jogo, que Bale falhou, tal como já acontecera no fim de semana diante do Sporting Gijón (2-3).

De acordo com o Real Madrid, o treino de ontem permitiu que os titulares na ‘Champions’ fizessem exercícios com bola e trabalho de ginásio.Na segunda-feira, antes do jogo com Bayern Munique, o técnico Zinedine Zidane já tinha dito que não contava com Bale para a Liga dos Campeões, mas espera ter o galês no importante encontro de domingo com o ‘Barça’.Fora das opções continuam o internacional português Pepe, a recuperar de lesão, bem como o francês Varane.

No domingo a equipa joga no Santiago Bernabéu frente ao rival FC Barcelona, num momento em que lidera a liga espanhola com 75 pontos, mais três do que o FC Barcelona, mas menos um jogo disputado.

JOGOS DE HOJE:

Sevilla - Granada CF, 20:00

Amanhã
Málaga - Valência, 12:00
Villarreal - Leganés, 15:15
Osasuna - Sporting Gijón, 17:30
Espanyol - Atlético Madrid, 19:45

Domingo
Real Sociedad - Deportivo, 11:00
Celta de Vigo - Bétis, 15:15
Las Palmas - Alavés, 17:30
Real Madrid - Barcelona, 19:45

Segunda-feira
Eibar - Athletic Bilbao, 19:45