Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Cabo Verde altera figurino da disputa do campeonato

17 de Fevereiro, 2017

Doze campeões Regionais vão ser repartidos em três grupos de quatro equipas cada

Fotografia: AFP

O campeonato de futebol de Cabo Verde vai ter, a partir deste ano, um novo figurino com o propósito de aumentar a competitividade da prova, apurou a "panapress". O figurino foi aprovado sábado, na cidade do Mindelo, em São Vicente, durante a assembleia geral extraordinária da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

De acordo com a sua nova configuração, os 12 campeões regionais que disputam a prova máxima do futebol cabo-verdiano de clubes, vão ser repartidos em três grupos de quatro equipas cada.

A prova vai ter uma primeira fase por pontos, a duas voltas, em que todos jogam contra todos as duas mãos, podendo apurar-se para as meias-finais os vencedores de cada um dos grupos e o melhor segundo classificado.No anterior figurino, os 12 representantes eram distribuídos por dois grupos de seis equipas cada, com cada uma a disputar cinco jogos a uma só volta e os dois primeiros classificados apuravam-se para as meias-finais.

Em declarações à imprensa, o presidente da FCF, Vítor Osório, disse que o novo formato do campeonato vai permitir “mais competição e competitividade”, bem como igualdade entre as equipas, "pelo fato de na primeira fase todas disputarem três jogos em casa e três fora".

O responsável federativo salientou ainda que o aumento de jogos vai permitir o retorno para os clubes, com as transmissões televisivas e, no futuro, o retorno da formação de jogadores.

Vítor Osório adiantou que o campeonato deste ano terá um orçamento de 24 milhões de escudos (cerca de 218 milhões de euros), ou seja, mais quatro milhões de escudos (35 mil euros) do que o actual modelo.