Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

CAF homenageia Phil Masinga

17 de Janeiro, 2019

A Confederação Africana de Futebol (CAF) prestou uma homenagem ao antigo futebolista internacional sul-africano Phil Masinga, falecido no domingo, descreveu -o como “um dos melhores da sua geração”.
« Ele foi  um grande jogador e um dos melhores da sua geração. Deixa um grande vazio no seio do futebol sul-africano », declarou Anthony Baffoe, secretário -geral - adjunto da CAF, no site da instância reitora do futebol continental.
Masinga faleceu no domingo, aos 49 anos de idade, num hospital de Joanesburgo, na sequência duma prolongada doença.
“Em nome do presidente da CAF, Ahma Ahmad e de toda a família do futebol africano, nós apresentamos as nossas sentidas condolências à Federação Sul-africana de Futebol (SAFA) e à família enlutada. Os nossos pensamentos estão com eles neste momento difícil”, acrescentou Baffoe.
Para a CAF, « Chippa », a alcunha de Masinga,  foi um elemento -chave da equipa dos Bafana Bafana (designação da equipa nacional da África do Sul) que venceu o Campeonato Africano das Nações (CAN) organizado em 1996, na África do Sul.  Ele disputou, igualmente, o Mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em 1998 em França.
Phil Masinga teve uma carreira exemplar que o conduziu à Inglaterra, Suíça, Itália e aos Emirados Árabes Unidos. Foi seleccionado 58 vezes pela equipa nacional em que inscreveu 18 golos.
Iniciou a sua carreira internacional em Julho de 1992 no jogo com os Camarões, por ocasião do primeiro jogo da África do Sul, após o fim do regime de Apartheid e a reintegração do país no seio do futebol internacional.
O seu golo inscrito com o Congo,  num remate à distância, permitiu  à equipa qualificar-se para o Mundial de 1998, em França.
« Nós perdemos um gigante do futebol sul-africano. É um dia  triste”, declarou Danny Jordaan, presidente da SAFA.