Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Campeonatos entram para as últimas jornadas

12 de Maio, 2018

A maior parte dos campeonatos conhece o campeão desta edição

Fotografia: AFP

As principais ligas da Europa chegam este mês ao fim, a maioria tem os campeões definidos. No último final de semana, o FC Porto conquistou o título do Campeonato Português e a Juventus está perto de ficar com o título italiano. Porém, ainda há muito em disputa nos últimos jogos desses campeonatos, como vagas para as Ligas dos Campeões e para a Liga Europa, além da luta contra a despromoção.
Com uma campanha avassaladora, o Manchester City foi campeão da Premier League a quatro jornada  de antecedência. A faltar uma, para o fim da competição, ainda há a disputa por vagas nas competições continentais.
Os Manchesters, City e United, são os dois primeiros classificados, já garantiam presença na Liga dos Campeões. Três equipas lutam por outras duas vagas: Liverpool (em terceiro, com 72 pontos), Tottenham (em quarto, com 71 pontos) e Chelsea (em quinto, com 69 pontos). Em sexto, o Arsenal garantiu a presença na Liga Europa. Na última jornada que se realiza amanhã, os \"Reds\" defrontam em casa o Brighton, enquanto o Tottenham recebe o Leicester. Os \"Blues\" visitam o Newcastle.
Na parte de baixo da tabela, o Stoke City desceu de divisão. O West Bromwich e o Swansea lutam  para não seguirem o mesmo caminho.

LA LIGA
Ainda invicto na competição, o Barcelona garantiu o título na 35ª jornada. A faltarem duas rondas para o fim do campeonato, as quatro vagas para a Liga dos Campeões estão preenchidas pelo Barça, Atlético de Madrid, Real Madrid e Valência.
O Betis está na Liga Europa. A outra vaga está perto do Villarreal (sexto, com 57 pontos). Porém, Getafe (sétimo, com 52 pontos) também tem essa possibilidade.
A zona de despromoção também está definida. \"Caíram\" o La Coruña, o Las Palmas e o Málaga.

BUNDESLIGA

O Bayern de Munique tornou-se campeão alemão a cinco jornadas de antecedência. Falta uma para o fim da competição e a luta está quente no último lugar que dá acesso à Liga dos Campeões. Hoffenheim (quarto, com 52 pontos), Bayer de Leverkusen (quinto, com 52 pontos) e Leipzig (sexto, com 50 pontos) estão na disputa.
Quem falhar para a prova milionária pode ficar com a Liga Europa. Eintracht Frankfurt, Stuttgart e Borussia Mönchengladbach também têm a possibilidade de atingirem a competição europeia.
Em baixo na classificação, Colónia e Hamburgo estão despromovidos e o Wolfsburg ainda tem a possibilidade de se escapar. 

CÁLCIO
A faltarem duas jornadas para terminar o Campeonato italiano, a Juventus é virtualmente campeã com seis pontos, à frente da Nápoles. Na luta pelas últimas duas vagas para Liga dos Campeões, estão a Roma (terceiro, com 73 pontos), a Lázio (quarto, com 71 pontos) e o Inter de Milão (quinto, com 69 pontos).
Em sexto, com 60 pontos, o Milan por enquanto fica com a última vaga na Liga Europa. Porém, a Atalanta (em sétimo, com 59 pontos), a Fiorentina (oitavo, com 57 pontos) e a Sampdória (nono, com 54 pontos) também têm essa possibilidade.
Benevento e Hellas Verona estão despromovidos. A última vaga está a ser disputada por Cagliari (18º classificado, com 33 pontos), porém, Chievo, Crotone, Udinese e SPAL vêm logo acima e estão ameaçados.

Campeonato Francês
O PSG é campeão francês a faltarem cinco jornadas. Faltam duas para o fim do campeonato e três equipas lutam por duas vagas restantes para a Liga dos Campeões: Lyon (segundo, com 75 pontos), Mónaco (terceiro, com 74 pontos) e Olympique de Marselha (quarto, com 73 pontos.
O Metz já está na segunda divisão, entretanto estão na zona perigosa, o Troyes (19º, com 32 pontos) e Toulouse (18º, com 34 pontos) têm possibilidades de escapar, já que Strasbourg (35 pontos), Lille (35 pontos) e Caen (37 pontos) vêm logo a seguir.

CAMPEONATO
PORTUGUÊS

O Porto conquistou o campeonato luso, no último final de semana. A faltar uma jornada para o fim da competição, três equipas lutam por um lugar na Liga dos Campeões: Benfica (segundo, com 78 pontos), Sporting (terceiro, com 78 pontos) e Braga (quarto, com 75 pontos). Quem não conseguir estar entre os \"milionários\" contenta-se com as duas vagas da Liga Europa.
Estoril e Vitória de Setúbal estão na zona de despromoção, ambos com 29 pontos. Porém, ainda têm possibilidade de escapar, pois, Paços de Ferreira (30 pontos), Feirense (3 pontos) e Moreirense (32 pontos) estão logo acima e ameaçados.