Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Esperance sancionado com pesada multa

Augusto Panzo - 12 de Março, 2020

Fotografia: DR

O Conselho de Disciplina da Confederação Africana de Futebol aplicou pesadas multas a vários membros da equipa técnica do Esperance de Tunis, da Tunísia, com base nos artigos 82, 83.1, 83.2, 129 e 131 do Código Disciplinar dessa instituição, devido aos incidentes ocorridos durante o jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões de África entre as formações do Zamalek do Egipto e do Esperance de Tunis, que decorreu no passado dia 28 de Fevereiro de 2020, na cidade do Cairo.
Assim, ao treinador principal daquela equipa, Moine Chaabani, foi suspenso por quatro jogos e multado em 20 mil dólares norte-americanos, por ter demonstrado um comportamento considerado agressivo e uso de palavras ofensivas contra a equipa de arbitragem.
Pelas mesmas causas, as quais se acrescem as ameaças, o seu assistente Mejdi Traoui também apanhou uma suspensão de quatro jogos e o pagamento de uma multa do valor de 50 mil dólares norte-americanos.
Ao jogador nº 12, Khalil Chamam, o júri entendeu suspendê-lo com seis jogos, e obriga-lo a pagar uma coima no valor de 40 mil dólares norte-americanos, devido ao uso de palavras ofensiva e por ter cuspido sobre os árbitros.
Ainda na senda de castigos, ao jogador nº 18 da mesma equipa, Abderaouf Benguit, a instância disciplinar aplicou a sanção de quatro jogos de suspensão e a aplicação da multa no valor de 10 mil dólares norte-americanos, por uso de linguagem abusiva contra os árbitros.
Finalmente, foi igualmente aplicada multa aos adeptos da equipa do Esperance de Tunis, pelo factos destes terem utilizado foguetes no estádio.
No total, a direcção do conjunto tunisino terá de ressarcir à CAF, um somatório de 140 mil dólares norte-americanos, aos quais se somam ainda as ausências em 18 jogos para os membros da equipa técnica e jogadores abrangidos.