Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

EUA adversrio de "m memria" para seleco das quinas

13 de Novembro, 2017

Portugal e Estados Unidos jogam amanh na cidade de Leiria uma partida amigvel

Fotografia: AFP

A selecção portuguesa de futebol nunca venceu os Estados Unidos, nos dois jogos oficiais que realizou, frente aos norte-americanos. Em particulares, porém, soma dois triunfos, ambos pela margem mínima, o último há quase 30 anos, e amanhã voltam a medir forças no estádio de Leiria, às 21h45.
Os Estados Unidos, de resto, ajudaram Portugal a regressar a casa mais cedo no Campeonato do Mundo de 2002, que decorreu na Coreia do Sul e no Japão, e recentemente no Mundial de 2014, no Brasil.
Portugal e Estados Unidos defrontaram-se pela primeira vez, num jogo oficial no Mundial 2002, em que a equipa lusa perdeu por 3-2, em Suwon, na Coreia do Sul.
No Mundial de 2014, na Arena Amazónia, em Manaus, Portugal esteve a vencer os Estados Unidos, mas estes deram a volta e Varela fez o 2-2 final nos descontos.
De recordar em relação  a jogos particulares, deve-se recuar a 1978 para assistir ao primeiro encontro entre as duas selecções, disputado no Estádio do Bonfim, em Setúbal, e decidido a favor dos portugueses, com um golo marcado por José Alberto Costa à passagem da meia hora.
Portugal e Estados Unidos voltaram a medir forças dois anos depois, em 1980, no Estádio do Restelo, em Lisboa, o jogo terminou num empate 1-1. Para Portugal marcou Carlos Manuel. Uma década mais tarde, em 1990, no estádio Professor Dr. Vieira de Carvalho, na Maia, Portugal impôs-se por 1-0, graças a um golo madrugador de Domingos Paciência.
A resposta dos Estados Unidos surgiu dois anos mais tarde, em 1992, no primeiro duelo em solo norte-americano, no Estádio Soldier Field, em Chicago, e que terminou com o triunfo tangencial dos anfitriões, graças a um golo de Roy Wegerle.