Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Federao acusa Bernardo Silva

05 de Outubro, 2019

Jogador tem at o dia 9 para apresentar a sua defesa e responder s acusaes

Fotografia: DR

A Federação Inglesa de Futebol acusou formalmente o meia Bernardo Silva, do Manchester City, de conduta imprópria e ofensiva, devido a atitudes racistas contra o lateral e companheiro de equipa Benjamin Mendy. O jogador tem até o dia 9 para apresentar a sua defesa e responder às acusações.
Bernardo Silva postou no seu Instagram, uma foto de Mendy com uma camisola preta e escreveu que acabava de ver "um campeão do mundo completamente nu". Depois, postou uma foto de um boneco da marca de chocolates "Conguitos" e fez referência ao companheiro de equipa. Mendy chegou a cair na brincadeira.
De acordo com a entidade, Bernardo Silva "viola de forma agravante" a regra E3 (2) da Federação, tendo em vista que incluiu "referência, expressa ou implícita, à raça, cor e/ou origem étnica". Caso a atitude tivesse sido feita em campo, Bernardo poderia ter uma suspensão de até seis jogos.
Recentemente Raheem Sterling saiu em defesa do companheiro Bernardo Silva, que está a ser acusado de racismo, tendo alegado que foi apenas uma brincadeira entre dois amigos.
"É uma situação que ninguém precisava neste momento. É uma situação entre dois amigos, Bernardo Silva e Mendy, tal como todos nós sabemos. Até posso perceber que algumas pessoas não tenham gostado, mas, nesta situação, Bernardo fez uma piada para um amigo. Ele não estava a falar da cor da pele, ou para os lábios na imagem, os dois têm cabeças pequenas e o mais importante para mim é que ele não fez nenhum tipo de referência à cor", realçou Sterling, em declarações à Imprensa.