Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

FIFA nomeia comit de normalizao

Augusto Panzo - 07 de Novembro, 2019

Fotografia: DR

A FIFA anunciou recentemente a nomeação de um Comité de Normalização para coordenar o futebol na República das Comores, devido à ingerência mútua de alguns órgãos na condução dos destinos da federação de futebol daquele país, conforme se pode ler num comunicado inserido no site "Afrik-foot".
Na nota, a FIFA esclarece que essa iniciativa visa eliminar que o processo eleitoral para a nomeação do novo elenco directivo da federação local seja manchado por irregularidades, sobretudo pela manipulação.
“A independência da comissão de ética da Federação de Futebol dos Comores, encarregue do próximo processo eleitoral está claramente sujeita à caução. Um conflito de interesses entre os membros do comité de ética da FFC e os membros do comité executivo em função actualmente, bem como uma ingerência destes últimos no processo da decisão, tem vindo a ser observado. Os delegados das Ligas ou congresso da FFC têm feito pressão sobre os membros do comité executivo da FFC. Isso resultaria num elevado risco de manipulação das próximas eleições da Federação de Futebol comorense”, defende a FIFA em comunicado.
É no quadro dessa suspeita que a FIFA preferiu nomear um comité de normalização para gerir os assuntos correntes, revisar os estatutos, os códigos eleitoral e de ética e de organizar as eleições daqui até 30 de Setembro de 2020.
Como o assunto já era motivo de várias especulações nos últimos dias, a FIFA preferiu ela própria nomear um comité de normalização à frente dos destinos da Federação Comorense de Futebol, uma vez que as eleições estavam antes previstas para o próximo dia 15 de Dezembro do corrente ano, uma vez que o presidente cessante da referida federação está suspenso pelo comité de ética, o que o impede de se fazer representar.