Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Infantino garante apoios federao

30 de Novembro, 2019

Responsvel mximo do rgo reitor do futebol no Mundo seguiu ontem para o Congo Brazzaville

Fotografia: MOTA AMBRSIO | EDIES NOVEMBRO

O Presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Gianni Infantino, que ontem deixou a capital do país, depois de uma visita de trabalho de 24 horas que teve como "ponto alto" uma audiência com Chefe de Estado angolano, João Lourenço, garantiu apoios a Federação Angolana de Futebol.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em breves declarações à Angop, disse que ficou muito contente por visitar Angola e ter cumprido com os pressupostos da mesma, pelo que considerou positiva e frutífera a sua presença em Angola.
A beneficiação de seis milhões de dólares americanos para projectos de desenvolvimento, por quatro anos, por parte de Angola, e a possibilidade de materialização do projecto do centro de treinamento das selecções nacionais jovens, entre outros, marcaram a visita do dirigente máximo órgão reitor do futebol mundial
Tudo ficou subjacente nas promessas feitas pelo italiano, em Luanda, no quadro de um périplo por África, iniciado este mês, após ter sido também recebido pelo Presidente da República, João Lourenço.    
Garantiu que os apoios serão aplicados em programas de desenvolvimento de infra-estruturas para o futebol jovem e  futebol feminino, mediante apresentação de projectos, bem como para gastos correntes.
Sobre o campo de São Paulo, no distrito urbano do Rangel, em Luanda, será nos próximos anos transformado em centro de treinamento para as selecções nacionais dos escalões de formação, com o suporte da FIFA.
Observado pelo visitante, constituído por duas quadras relvadas, bancadas, entre outras dependências de apoio, a infra-estrutura, erguida no período colonial, era pertença do Governo provincial de Luanda, mas em 2017 foi solicitada pela FAF, com planos de convertê-la em centro de treinamento.
O “número 1” da FIFA, que cumpriu uma agenda intensiva no país, esteve acompanhado da sua Secretária-geral, Fatma Samoura, de directores regionais dessa instituição e da Confederação Africana de Futebol (CAF), além do ex-internacional camaronês Samuel Eto'o. Também do presidente da CAF, Ahmad Ahmad.   
Nascido em Briga, na Suíça, a 23 de Março de 1970, Gianni Vincenzo Infantino dirige a FIFA desde 26 de Fevereiro de 2016, tendo sido antes secretário-geral da União Europeia de Futebol (UEFA), de 2009 a 2016.
O mesmo é advogado e torna-se no segundo presidente da Federação Internacional de Futebol Associado a visitar Angola, depois de Joseph Blater em Janeiro de 2010, por ocasião da Copa Africana das Nações (CAN).