Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Jornada preliminar antecede a fase de grupos

Augusto Panzo - 20 de Julho, 2019

Oito piores seleces do rankings da FIFA vo fazer parte da fase preliminar

Fotografia: Dr

Poucos dias antes da realização do jogo da final do CAN Total Egipto 2019 que se disputou ontem, no Estádio Internacional do Cairo, capital do país, as atenções estavam rapidamente viradas para os assuntos referentes à próxima edição, a ter lugar em 2021, na República Unida dos Camarões.Nessa perspectiva, foram realizados na quinta-feira dia 18 de Julho corrente, à margem da Assembleia Geral da CAF, os sorteios relativos às diversas fases das eliminatórias da referida competição.
Para além dos sorteios que definiram os grupos e respectivos integrantes, foi ainda determinado que a fase de grupos das eliminatórias vai ser precedida por uma jornada preliminar que envolve oito equipas,  determinadas pelos últimos rankings da FIFA.Depois disso, os vencedores dos quatro jogos vão para a fase de grupos, em que se vão juntar às 40 formações isentadas do primeiro turno da eliminatória, para perfazer  um total 48 selecções. Essa fase preliminar vai decorrer do dia 7 ao dia 15 do mês de Outubro de 2019.
Completado o quadro de 48 equipas, vão ser divididas em 12 grupos, de quatro conjuntos cada, dos quais os dois primeiros classificados de cada grupo se apuram, directamente, para a fase final do CAN Total 2021,  nos Camarões.
A primeira jornada das eliminatórias da fase de grupos vai ser disputada a partir do dia 11 de Novembro de 2019, deve prolongar-se até aos dias 9 ou 17 de Novembro de 2020, datas em que se prevêm realizar os jogos da última ronda da referida etapa da competição.
Do sorteio efectuado, a selecção de Angola está integrada no grupo D, ao lado das similares da República Democrática do Congo e do Gabão, a que se vai juntar ainda uma quarta equipa a ser encontrada a partir do jogo entre o Djibuti e a Gâmbia, que fazem parte das oito equipas piores classificadas do ranking da Federação Internacional de Futebol Amador (FIFA).
Para além das selecções nacionais da Somália e da Eritreia, que não se encontram engajadas nessa competição, todas as restantes filiadas na confederação do continente africano vão fazer parte das referidas eliminatórias.