Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Liga dos Campees da Europa com favoritos previsveis

Joo Carmo - 09 de Abril, 2018

Semana decisiva para as quatro equipas que lutam pelo ttulo da prova de clubes da Europa

Fotografia: TOBIAS SCHWARZ | AFP

O debate à volta das equipas com possibilidade de se apurarem às meias finais da Liga dos Campeões afigura-se fácil, a julgar pelos resultados esclarecedores registados nos desafios da primeira mão. À partida, Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona e Liverpool estão em melhores condições para estarem entre as quatros que vão disputar a fase que antecede a final.
Amanhã, às 19h45, na capital italiana e na cidade de Manchester, Barça e Liverpool vão tentar confirmar o favoritismo na visita ao Roma e ao City, respectivamente.
A vitória (4-1) da primeira mão confere tranquilidade ao líder do campeonato espanhol, que ainda no sábado voltou a mostrar força na prova caseira , com um \"hat-trick\" do craque Lionel Messin no triunfo caseiro (3-1) sobre o Leganés. Com a vitória, os catalães igualaram o recorde histórico da Real Sociedad de 38 jogos sem perder. Fazer a reviravolta não vai ser uma tarefa fácil para os romanos, mesmo diante do seu público, ante um Barça cada vez mais motivado.
Em 2015 as duas agremiações calharam no mesmo grupo. Os espanhóis golearam os italianos por 6-1 e houve um empate a uma bola. Em 2002, os romanos triunfaram por 3-0 e aconteceu nova igualdade a uma bola.
Ainda esta noite, em Manchester, no estádio Etihad, o City vai ter uma tarefa complicada na tentativa de reverter a copiosa derrota de 3-0 que sofreu na visita ao Liverpool. Os \"Citizens\" vêm de duas derrotas, sendo ao última para o campeonato. Perderam (2-3) com o rival citadino, United , depois de estarem a vencer por 2-0 na primeira parte. Com o desaire, não conseguiu festejar antecipadamente o título do campeonato inglês.
Ao todo, estas equipas, com peso histórico na Inglaterra e no Mundo, jogaram em 179 ocasiões, tendo os \"Reds\"somado 88 vitórias, 45 dos \"Citizens\" e 46 empates.

QUARTA-FEIRA

Também o Real Madrid e o Bayern de Munique estão em boa posição para se apuraram às meias-finais desta edição da \"Champions\", na medida em que venceram fora do seu reduto na primeira mão.
Sem contemplações, os \"Merengues\" foram à Itália derrotar a forte Juventus por 3-0. Na época 2016/17, estas mesmas equipas defrontaram-se na final da prova milionária e os madrilenos golearam por 4-1, no estádio Millennium, em Cardiff, País de Gales. Esperava-se, por isso mesmo, que no jogo da última terça-feira a \"Velha Senhora\" tivesse uma postura mais atrevida e com vontade de fazer a \"vingança\", apregoada pelos seus adeptos.  Contudo os \"Blancos\" superiorizaram-se, com direito a dois golos de Cristiano Ronaldo, sendo um deles de bicicleta, indefensável até mesmo para o veterano e seguro guarda-redes Buffom. 
Os madrilenos são favoritos para o encontro de quarta-feira, às 19h45. Tentam chegar ao terceiro troféu consecutivo, o que seria outro recorde, já que até agora nenhuma outra equipa sequer conseguiu fazer o \"bis\".
Com o passe quase carimbado está ainda o Bayern de  Munqiue, depois de no primeiro encontro vergar o Sevilha na casa deste por 1-2. Considerado \"tomba gigantes\", depois de eliminar o Manchester United, com direito a uma vitória no estádio Old Trafford, parece que a caminhada da equipa da Andaluzia vai ficar por aqui, nesta que é a segunda vez que chega aos quartos de final na Liga dos Campeões. Na anterior, em 1957/58, há 60 anos, sofreu uma goleada de 8-0 do Real em casa, tendo empatado (2-2) em Madrid.
Os bávaros sagraram-se hexa campeões da Alemanha no sábado, feito que se reverte em mais um alento para \"despacharem\" a equipa espanhola no seu estádio.