Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Lionel Messi entre convocados de Luis Enrique

23 de Novembro, 2016

Catalães podem garantir a qualificação antecipada para

Fotografia: AFP

O avançado Lionel Messi foi escolhido pelo técnico do Barcelona, Luis Enrique, para a partida de hoje com o Celtic, para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O argentino recuperou-se de uma indisposição provocada por uma virose, problema que o afastou do duelo com o Málaga, no sábado, para a Liga Espanhola.

O uruguaio Luis Suárez também não participou na última partida do Barcelona para o Campeonato Espanhol,  por estar suspenso, também está entre os eleitos de Luis Enrique para o desafio. O Barcelona pode garantir a qualificação antecipada para os oitavos -de -final da 'Champions' caso vença o Celtic,  partida a ser disputada na Escócia. Conforme os outros resultados do grupo, a equipa pode confirmar o primeiro lugar.

Para o jogo com os escoceses, Luis Enrique continua contar com os centrais Samuel Umtiti e Jérémy Mathieu, e com o médio -avançado  Andrés Iniesta, todos lesionados. Outro desafio que ganha importância, opõe o Benfica ao Besiktas, na Turquia. O encontro reveste-se de crucial importância para as duas equipas, porque o apuramento para os oitavos de final está em aberto, com o Nápoles também intrometido na disputa dos dois primeiros lugares.

Nesta altura, o grupo é liderado por Nápoles e Benfica, ambos com sete pontos, seguido do Besiktas com seis e o Dínamo de Kiev com um ponto.
Perante o cenário, o Benfica tem toda a conveniência em pontuar e na melhor das hipóteses ganhar o desafio. A equipa está desde segunda-feira na Turquia com algumas novidades na comitiva. Fejsa e Jardel voltaram aos convocados, recuperados das lesões, só o primeiro deve ser titular no desafio com os turcos.

O defesa -esquerdo Grimaldo está de fora por lesão, e o substituto natural é Eliseu. Titular indiscutível é Salvio, o melhor marcador da equipa na competição, com três golos em outros tantos jogos. Também hoje, o Arsenal recebe em Londres o Paris Saint -German para o grupo A. As duas equipas estão qualificadas e  a luta define quem fica em primeiro lugar.
Jogos

Grupo A
Arsenal - Paris st germain
Ludogorets - Basileia
Grupo B
Besiktas - Benfica,
Nápoles - Dínamo Kiev
Grupo C
Celtic - Barcelona
Mönchengladbach - Man. City
Grpup D
Rostov - Bayern
 Atlético - PSV

CASO NEYMAR
Justiça facilita acordo
entre Barça e Promotoria

A Justiça de Barcelona impediu que o ex-presidente do clube, Joan Laporta, se apresente como parte da acusação no processo contra  a contratação de Neymar, o que dá sinal verde para o pacto entre a direcção e a Procuradoria. Na sentença divulgada ontem, a Audiência de Barcelona confirmou a decisão do juiz de instrução que negou o recurso apresentado por Laporta, e por um grupo de sócios do clube, que pretendiam actuar como partes prejudicadas no caso, e dessa forma, impedir o pacto firmado entre o Barcelona, a Procuradoria e a Advocacia -Geral de Espanha.

O Barcelona chegou a um acordo, ainda pendente de ratificação, em que reconhece ter cometido dois crimes fiscais em 2011 e 2013, na contratação de Neymar. Além disso, o clube compromete-se a pagar uma multa de 5,5 milhões de euros, para que o ex-presidente Sandro Rosell e o actual Josep Maria Bartomeu, sejam inocentados das acusações.

Laporta enviou um recurso ao tribunal, em Junho, em que mostra a intenção de apresentar-se no processo como parte prejudicada. Com a confirmação da decisão do juiz de instrução por parte da Audiência de Barcelona, a tentativa do ex-presidente foi frustrada. "Em nenhum caso podemos aceitar que possam ser vítimas (nem prejudicados ou ofendidos) um grupo de sócios do Barcelona", disse a Audiência de Barcelona na sentença divulgada.

Além disso, os juízes reprovaram Laporta e os sócios que apoiaram o recurso, por quererem "utilizar um processo penal para criticar e desautorizar a gestão realizada por determinadas pessoas nos últimos anos".