Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Lcio Antunes recusa ser o "Special One Criolo"

19 de Outubro, 2012

O seleccionador de Cabo Verde, Lcio Antunes, foi apelidado de

Fotografia: AFP

O seleccionador de Cabo Verde, Lúcio Antunes, foi apelidado de “Special One Crioulo”. Segundo a imprensa local, o técnico assume que é especial “mas para a família, amigos e colegas de trabalho”. “Especial há só um e não é em Cabo Verde”, disse.

Domingo último, Lúcio Antunes escreveu a maior página do futebol cabo-verdiano, ao conseguir, diante da poderosa selecção dos Camarões, um inédito apuramento para a fase final de uma Taça Africana das Nações, a decorrer de Janeiro e Fevereiro de 2013 na África do Sul. Numa entrevista à agência Lusa, o técnico de 46 anos, natural da Cidade da Praia e antigo futebolista, recusou o protagonismo, defendendo que a evolução no futebol no arquipélago cabe, antes de mais, a um ambicioso projecto da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, intitulado “Cabo Verde 2008/2014”.

“O apuramento foi graças a um projecto sério da federação, em que teríamos de passar por várias fases para tentar conseguir uma qualificação para a fase final de uma CAN ou de um Mundial. Felizmente, conseguimos o CAN e antecipámos os nossos objectivos, em um ano, que era e é a qualificação para o Mundial-2014”, disse. De acordo com o técnico, o projecto passa pela melhoria das condições de trabalho (os estádios em todas as ilhas deixaram de ser pelados e são actualmente de piso sintético), pela formação contínua de “todos os treinadores de todos os clubes” e pelo surgimento de dezenas de escolas de futebol pelo país.

Questionado sobre quais as suas ambições, Antunes mostrou-se despreocupado, salientando que a sua profissão é a de controlador aéreo, em Cabo Verde, e que as portas que se podem abrir com o apuramento para a CAN 13 vão inteiras para a selecção. “Para já, penso que as portas podem estar a abrir-se para a selecção de Cabo Verde. Estou concentrado no meu trabalho e na federação e na próxima fase final da CAN, nada mais. Estou há dois anos com uma licença sem vencimento para me dedicar exclusivamente ao cargo de seleccionador. O meu contrato termina após o CAN e vamos ver se vou continuar ou se vou regressar à torre de controlo”, disse. Sobre até onde pode ir a selecção na África do Sul, Lúcio Antunes salientou que, com a qualidade dos jogadores, com a ambição de todos e com “boas condições de trabalho, Cabo Verde pode jogar de igual para igual contra qualquer equipa”.


BRASILEIRÃO

Neymar melhor que Ronaldinho

O Fluminense conservou a vantagem confortável na liderança do Brasileirão apesar do empate, ontem, em casa diante do Grémio (2-2). O Atlético Mineiro, segundo classificado, teve igual resultado naquele que foi o grande jogo da jornada, frente ao Santos. De um lado estava Ronaldinho Gaúcho e do outro Neymar, que foi, outra vez, a estrela da noite. O jovem craque do Santos faz o seu jogo número 200, a pouco mais de 24 horas depois de defrontar o Japão, na Polónia. Neymar disse presente e não faltou ao encontro com o outro craque. Antes do jogo, fez uma vénia e trocou umas palavras com Ronaldinho, agora o “R49” do Atlético.

O jogo começou frenético, aos 26 minutos já tinham acontecido os quatro golos. O primeiro foi de Miralles para o Santos, logo no primeiro minuto, o segundo de Neymar, aos 11, um grande golo. O Atlético ainda marcou dois, mas não ganhou e falhou assim a aproximação ao Fluminense, que também teve um encontro animado com o Grémio. Depois de sofrer um golo marcado por Elano aos nove minutos, a equipa de Deco deu a volta, com golos de Digão e Rafael Sobis, mas acabou por ver o Grémio marcar o golo do empate, assinado por Zé Roberto, mesmo no final. Da ronda de quarta-feira (quinta em Angola) fica ainda a vitória do Palmeiras, que lhe permite respirar um pouco na luta pela manutenção, e para o nulo entre Portuguesa e Flamengo, duas equipas que ainda não estão a salvo.


BREVES

NASSER AL-KHELAIFI

Dono do PSG
gosta de De Rossi


De Rossi, da Roma, pode ser alvo do PSG em Janeiro, noticiou ontem a imprensa francesa. O treinador Carlo Ancelotti já tinha admitido o interesse, tal como o director para o futebol, Leonardo, faltando apenas a palavra do dono do clube. “Gostamos dele”, disse Nasser Al-Khelaifi, no Mónaco, à margem da cerimónia do “Golden Foot” e citado pelo “Corriere dello Sport”. “O De Rossi é, claramente, um jogador muito bom e nós gostamos dele”, afirmou o dono do clube parisiense. “No entanto, as negociações não são feitas diante das câmaras e, no final, creio que não acontecerá qualquer coisa”, declarou depois Al-Khelaifi, numa altura em que o mercado está fechado.
O proprietário do PSG admitiu ainda que ter vencer a Liga dos Campeões num futuro não muito distante: “Espero dentro de cinco anos ter um clube competitivo na Europa e capaz de ganhar a ‘Champions’.”

APOSTA
Tottenham quer Alan Dzagoev

O Tottenham, treinado por André Villas-Boas, poder reforçar-se em breve, com a contratação do internacional russo Alan Dzagoev, avançou ontem o site “Pro Transfers”. De acordo com o veículo, o presidente do clube inglês, Daniel Levy, descreveu a contratação do médio ofensivo como prioritária e pode avançar para a sua compra já em Janeiro, no próximo mercado de transferências. O mesmo site avançou que, caso o CSKA Moscovo recuse a proposta dos “spurs”, a equipa de Villas-Boas pode avançar para a contratação do médio do Málaga, Isco.


Voto de confiança a Trapattoni
A Federação Irlandesa de Futebol decidiu manter Giovanni Trapattoni no comando da selecção. O voto de confiança aconteceu depois de uma reunião da direcção federativa, na ressaca da goleada sofrida frente à Alemanha (1-6), que levou muita gente a pedir a cabeça do veterano treinador italiano. “A direcção acredita na possibilidade de qualificação para o Mundial no Brasil”, afirmou um porta-voz da Federação.


Ibrahimovic eleito o melhor do mundo
Estrela do Paris Saint-Germain, o atacante Ibrahimovic foi eleito, na quarta-feira, em Mónaco, o melhor do mundo pelo “Golden Foot”. O prémio é atribuído a atletas com 29 anos ou mais, por intermédio de votações populares com base em análises de jornalistas de todo o mundo. Ibrahimovic concorria com Buffon, Casillas, Puyol, Kaká, Pirlo, Seedorf, Xavi, Drogba e Raúl.