Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Messi e Van Dijk principais favoritos

02 de Dezembro, 2019

Fotografia: DR

Lionel Messi e Virgil van Dijk são os favoritos ao prémio Bola de Ouro, a ser entregue, hoje, em cerimónia a  decorrer em Paris. O médio argentino e o central holandês saem na dianteira, mas devem contar com a concorrência de Cristiano Ronaldo, avançado da Juventus. 
Messi conta com uma marca importante: 2019, marca exactos dez anos, desde que recebeu pela primeira vez, tanto o prémio da Bola de Ouro, quanto o de melhor do mundo, pela FIFA, em 2009,  ao iniciar uma década de domínio absoluto, ao lado de CR7.
Messi e Cristiano Ronaldo somam cinco Bolas de Ouro, cada, mas foram ofuscados na época passada, por Luka Modric. O médio foi eleito o melhor do mundo,  graças às actuações pelo Real Madrid e pela selecção da Croácia, no segundo lugar histórico, no último Campeonato Mundial. Modric ganhou tanto a Bola de Ouro, quanto o FIFA \"The Best\",mas neste ano o croata não está entre os 30 indicados.

MESSI
Em mais uma época inspirada, em que os recordes têm sido batidos, Lionel Messi volta a posiciona-se como favorito à conquista da Bola de Ouro. Contra ele está a derrota histórica, na meia-final da \"Champions League\",  para o Liverpool. Depois de dominar a primeira mão, em que marcou duas vezes, na vitória por 3-0, sobre os \"Reds\", o Barcelona de Messi foi goleado por 4-0, no jogo da segunda mão. Além disso, não levou a Argentina à final da Copa América, ficou com o terceiro lugar (partida em que foi expulso). Contudo, tem recordes, golos e o título de La Liga a seu favor.

VIRGIL VAN DIJK
No mesmo patamar, de favoritismo, está Virgil Van Dijk. O central foi o grande nome do Liverpool,  campeão europeu da última época e em Agosto recebeu o prémio de melhor jogador do continente, superou os finalistas Messi e Cristiano Ronaldo. Van Dijk tornou-se, rapidamente, o pilar da forte defesa do Liverpool e também, da selecção da Holanda, que se reformulou após falhar a qualificação no último Campeonato Mundial e foi até a final da Liga das Nações.
O central do Liverpool, inclusive, ganhou ainda mais esperança, depois de ser eleito o melhor jogador da Europa,  na última época, ao  superar justamente Messi e Cristiano Ronaldo, na cerimónia da UEFA.
RONALDO
Cristiano Ronaldo, também, está na corrida. No seu primeiro ano, como jogador da Juventus, o português não sentiu o peso de mudar de ares e tornou-se o líder da equipa. A saída da Juventus da \"Champions\", no entanto, deve pesar a CR7, autor do \"hat -trick\" histórico, nos oitavos de final,  diante do Atlético de Madrid. Também conta a favor o título da Liga das Nações com Portugal.
Há, ainda, quem sonhe com o prémio, depois de um bom ano, como Kylian Mbappé e Alisson, além de outros candidatos mais distantes do troféu.
Actualmente, a Bola de Ouro e o prémio \"The Best\" são  diferentes, entregues por instituições distintas. O FIFA \"The Best\" aconteceu, em Setembro, enquanto o grande vencedor da Bola de Ouro vai ser anunciado, hoje, em Paris.