Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Portugal e Argentina garantem Mundial

12 de Outubro, 2017

Ronaldo e Messi

São já 23 os países que garantiram o apuramento ao Mundial-2018, dos quais destacam-se o campeão europeu Portugal e a vice-campeã mundial Argentina, que conseguiram o passe no última jogo, realizado na terça-feira.
Portugal junta-se assim a mais nove países da Europa onde se inclui a Rússia, o organizador da prova.
Da zona europeia serão ainda apuradas mais quatro selecções que vão sair do "play off" de apuramento, a ser sorteado no dia 17. Os cabeças-de-série são a Itália, a Suíça, a Dinamarca e a Croácia, que têm como potenciais adversários a Irlanda do Norte, a Suécia, a República da Irlanda e a Grécia.
Em destaque pela negativa está a Holanda que, depois de ter ficado de fora do Euro-2016, falha também o Mundial, depois de no Brasil-2014 conquistar o terceiro lugar e de ter sido finalista vencido no África do Sul 2010.

AMÉRICA DO SUL
Na América do Sul a maior surpresa pela negativa veio do lado do Chile, finalista vencido da Taça das Confederações-2017 e vencedor das duas últimas edições da Copa América, que acabou por ficar fora do Mundial. Esta parte do continente americano pode ainda ver mais um país apurado para a competição caso o Peru vença num "playo ff" a duas mãos a Nova Zelândia, que venceu a zona da Oceânia. Quanto às quatro selecções apuradas de forma directa não houve grandes surpresas e, com maior ou menor dificuldade o Brasil, o Uruguai, a Argentina e a Colômbia garantiram o apuramento.

AMÉRICA DO NORTE
Algumas surpresas aconteceram também na América do Norte, com os Estados Unidos, presença assídua em Mundiais, a falhar a presença no Rússia 2018. Deu assim lugar ao estreante Panamá, que garantiu o apuramento na última jornada fruto da derrota dos norte-americanos. Ainda com hipótese de apuramento estão as Honduras, caso vençam o "play off" frente à Austrália.

ÁSIA
Na zona asiática está tudo decidido há já algum tempo tendo garantido o apuramento o Irão, o Japão, a Coreia do Sul e a Arábia Saudita.
Faltam ainda também apurar três selecções de África sendo certo que o campeão africano, os Camarões, não vão estar presentes no Mundial.
As restantes selecções africanas que vão estar presentes na Rússia-2018 vão ser conhecidas em Novembro.

APURADAS:
Europa: Rússia (país organizador), Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Bélgica, Islândia, Polónia, França e Portugal.
Ásia:
Irão, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita.
África: Egipto e Nigéria.
América do Norte, Central e Caraíbas:
México, Costa Rica e Panamá.
América do Sul: Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia.