Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Portugal vence Luxemburgo e assegura a qualificao

18 de Novembro, 2019

A selecção portuguesa de futebol, campeã em título, garantiu, ontem, a presença ao Euro 2020,  venceu,  por 2-0, a selecção do Luxemburgo, na última ronda do Grupo B, pelo que conseguiu o apuramento ainda antes do final do encontro, face ao empate da Sérvia. Bruno Fernandes, aos 39 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 86m, apontaram os tentos da formação das ‘quinas’, que vai marcar presença no Europeu, pela oitava vez e sétima consecutiva, desde 1996.
Portugal garantiu o segundo lugar, do Grupo B, com 17 pontos, contra 20 da Ucrânia, que  estava apurada e empatou 2-2, na Sérvia (terceira, com 14), ainda com hipóteses de qualificação via "play -off". O Luxemburgo somou quatro pontos e a Lituânia um ponto.
O que parecia ser um encontro com pouco grau de dificuldade, acabou por ser uma partida em que a Selecção das quinas enfrentou muitos problemas.
A equipa da casa foi mais atrevida nos minutos iniciais e por diversas vezes esteve perto de inaugurar o marcador. Criou duas oportunidades de perigo, por volta do minuto 20. Primeiro, aos 22’, Jans apareceu solto na área e foi Danilo a impedir que fizesse golo. Depois, e na sequência de um canto, Gerson Rodrigues saltou mais alto que os restantes e cabeceou a centímetros da baliza portuguesa.
O jogo encaminhava para o intervalo, quando o actual campeão europeu se colocou em vantagem, aos 39 minutos, com um belo remate de Bruno Fernandes. Grande passe de Bernardo Silva a desmarcar o médio do Sporting e uma recepção fantástica do camisola 18 dos lusos, que dominou a bola e à entrada da grande área do Luxemburgo, remata forte e rasteiro para o fundo das redes.
No segundo tempo, a selecção portuguesa tentou controlar o magro resultado, o Luxemburgo não desistiu e lutou até aos últimos minutos pelo golo, que empatasse o encontro. Por outro lado, a formação de Fernando Santos remeteu-se a defender o resultado e poucas foram às vezes em que rematou à baliza, nos segundos 45 minutos.
E, foi nos minutos finais do encontro, que Cristiano Ronaldo levou à euforia os milhares de portugueses presentes no estádio,  com o golo 99 pela Selecção, aos 86m. Bernardo Silva cruza de pé esquerdo para a área, onde Diogo Jota aparecia a encostar.  O guarda -redes Moris defende para a frente e na recarga, Ronaldo marcou o golo da tranquilidade.
Após uma qualificação que não começou da melhor maneira, com empates com a Sérvia e Ucrânia e até contou com uma derrota pelo meio, em Kiev, Portugal carimbou o passaporte para o Euro’2020,  está em segundo lugar do grupo B. É a oitava presença, em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva. E, a 15.ª participação, em competições