Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Primeiro clssico da poca hoje

13 de Agosto, 2017

Barcelona e Real Madrid abrem hoje a poca futebolstica em Espanha

Fotografia: PHILIPPE LOPEZ | AFP

Barcelona e Real Madrid abrem hoje a época futebolística em  Espanha, cujo campeonato começa na próxima sexta-feira. O primeiro jogo da Supertaça acontece no estádio de  Camp Nou, casa dos actuais detentores do troféu, mercê das vitória dos catalães sobre o Sevilha no ano passado.

Os \"blaugrana\" são, de resto, o clube mais titulado da prova, com 12 conquistas, seguindo-se o Real Madrid, com menos três. A última vez que os \"merengues\" sorriram foi há quatro anos (2012/2013), altura em que se superiorizaram justamente aos catalães.

O plantel comandado por Zidane vai, certamente, com a motivação em alta depois do triunfo arrancado na passada terça-feira, para a Supertaça Europeia, diante do Manchester United (2-1).

Depois de conquistada a Supertaça Europeia, Zidane garantiu que a equipa está preparada para começar a competir em Espanha. Por isso mesmo, está à vontade para fazer rotação na mesma.

\"Vão ver, estamos todos bem. Não há lesionados, estamos perfeitos a nível físico. Todos querem jogar, só tenho de escolher. O Cristiano? Está pronto. Teve férias, está há cinco dias connosco e tem trabalhado muito. Está preparado para jogar\", disse.

Cristiano Ronaldo, que em pouco ou nada contribuiu para o primeiro título da época dos \"blancos\" (só foi chamado para entrar em campo nos momentos finais do encontro), já treina a alta velocidade para o duelo.

O jornal “a Marca” escreveu que nesse mesmo dia de festa e enquanto os colegas do capitão das quinas festejavam, o jogador português voltou ao relvado, juntamente com o preparador Antonio Pintus e Lucas Vázquez, para realizar um treino. Com a época a começar e o regresso aos trabalhos apenas no sábado passado, o número 7 parece querer chegar ao seu melhor nível o mais rápido possível.

Do outro lado já não haverá Neymar:
\"Não sei como vai ser. Quem jogar [no lugar dele] também o fará bem. Não será como Neymar, porque ele é muito bom - e não há muitos como ele -, mas estará de acordo com o que o Barcelona precisa\", disse o treinador do Barcelona, Ernesto Valverde.

Ainda assim, o treinador francês não considera que o rival esteja mais fraco esta época:
\"O Barcelona não ficou mais débil. tiveram algumas saídas e estão em processo de mudança, mas o Barcelona é o Barcelona. Sabemos como jogam e isso não vai mudar por mudarem um jogador.

O segundo jogo do troféu, no Santiago Bernabéu, vai ser disputado três dias depois da primeira mão, na quarta-feira (dia 16).


PREMIER LEAGUE
Liverpool cede
empate ao Watford


O Liverpool abriu os jogos de ontem, para a primeira jornada da \"Premier League\", com empate emocionante a 3-3 com o Watford.

Sem o brasileiro Philippe Coutinho, que oficialmente está com dores nas costas mas que aparentemente está cada vez mais próximo de ser vendido ao Barcelona, os \"Reds\" contentaram-se com a boa exibição da recente contratação, o egípcio Mohamed Salah.

O italiano Stefano Okaka inaugurou o placar para o Watford, aos 8 minutos do primeiro tempo. O Liverpool conseguiu o empate, aos 29, com o senegalês Sadio Mané a marcar ante a saída do guarda-redes brasileiro Gomes. Três minutos depois, o francês Abdoulaye Doucouré colocou os donos da casa à frente mais uma vez.

Os \"Reds\" voltaram a empatar pelo brasileiro Roberto Firmino, na marcação de um penálti aos 10 minutos do segundo tempo. Três minutos depois, Salah conseguiu a reviravolta para a equipa do técnico alemão Jurgen Klopp. A equipa vencia fora de casa até os 49 minutos do segundo tempo, quando o uruguaio Miguel Britos conseguiu o empate para o Watford, após um canto.Assim como na última época, o Liverpool demonstrou problemas na defesa. Hoje, Newcastle-Tottenham e Manchester United-West Ham completam a jornada, que começou com a vitória do Arsenal por 4-3 sobre o Leicester, na abertura da \"Premier League\" na sexta-feira.


TAÇA DA ALEMANHA
Borussia goleia
o Rielasingen


O Borussia Dortmund iniciou ontem a defesa da Taça da Alemanha de futebol, conquistada na última época, com uma goleada por 4-0 ao Rielasingen-Arlen, do quinto escalão, com um \'hat-trick\' do gabonês Aubameyang e um golo do espanhol Marc Bartra.

O campeão Bayern Munique goleou o Chemnitzer, por 5-0, com tentos de Robert Lewandowski, aos 20 e 60 minutos, dos franceses Kingsley Coman, aos 51, e Franck Ribéry, aos 79, e ainda Mats Hummels, aos 89. O Colónia também aplicou \'chapa 5\' ao Leher TS, do quinto escalão, carimbando a passagem à próxima eliminatória com golos de Bittencuort (28), Sorensen (34), Cordoba (50 de grande penalidade), Zollen (69) e Guirassy (74).

O Mainz também impôs a condição de primo-divisionário e eliminou o LSK Hansa, do quinto escalão por 3-1, com golos do japonês Yoshimori Muto, aos 13 e 60 minutos, e Daniel Brosinski, aos 45, na transformação de uma grande penalidade. O LSK Hansa ainda empatou a 1-1 por Felix Vobejda, aos 31, O Eintracht Frankfurt, reduzido a 10 por expulsão do argentino David Abraham, aos 22 minutos, também puxou dos \'galões\' da I Liga para afastar o Erndtebrück, do quinto escalão, com golos de Chandler, aos 25, Gacinovic, aos 72, e Haller, aos 76.

O Friburgo afastou o Germania Halberstadt, também do quinto escalão, por um tangencial 2-1, com golos de Nils Petersen, aos 34 minutos, e do tunisino Adli Lachheb, aos 42, na própria baliza.