Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Real e United decidem troféu amanhã

07 de Agosto, 2017

Brasileiro com estreia adiada no PSG

Fotografia: AFP

As formações do Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, e do Manchester United, vencedor da Liga Europa, decidem amanhã às 19h45 no estádio Gradski em Skopje, o vencedor da Super taça da Europa, partida que vai ser arbitrada pelo italiano Gianluca Rocchi.
 Cristiano Ronaldo pode ser o grande ausente do jogo, que marca o reencontro com o seu antigo técnico da formação madrilena, o compatriota José Mourinho.

Grande figura da conquista da 12.ª Liga dos Campeões do Real Madrid, com dois golos no triunfo sobre a Juventus (4-1), Cristiano Ronaldo regressou aos treinos no sábado, três dias antes da final de Skopje, depois de um período de férias que se seguiu à disputa da Taça das Confederações.

Assim, Ronaldo deve ser baixa da equipa de Zinedine Zidane, que não fez mudanças drásticas no plantel ligeiramente fragilizado com as saídas dos suplentes, Morata, James Rodríguez e Danilo. Nos vencedores da Liga Europa, José Mourinho reforçou a equipa com três contratações milionárias e cirúrgicas: o central Victor Lindelof (ex -Benfica), do médio Nemanja Matic (ex -Chelsea) e do avançado Romelu Lukaku (ex -Everton).

Contudo, o Manchester United chega à Macedónia com baixas, uma vez que o treinador português não conta com os defesas Phil Jones e Eric Bailly, ambos castigados. O Real Madrid, primeira equipa a conseguir dois títulos consecutivos na era Liga dos Campeões, chega à Supertaça Europeia pela terceira vez em quatro anos, enquanto o Manchester United atinge a prova desde 2008.

O registo dos \'merengues\' na Supertaça Europeia é positivo, desde a última temporada, quando conquistou o seu terceiro troféu, com um triunfo sobre o Sevilha, por 3-2, após prolongamento. O conjunto espanhol perdeu nas duas primeiras finais da prova, com o Chelsea (1-0), em 1998, e com o Galatasaray, por 2-1, após prolongamento, em 2000, com os dois golos dos turcos marcados pelo brasileiro Mário Jardel.

Antes da final de 2016, o Real Madrid somou dois títulos, frente ao Feyenoord (3-1), em 2002, e novamente com o Sevilha (2-0), em 2014, com um \'bis\' de Cristiano Ronaldo. O Real Madrid pode ser o primeiro clube a conquistar a Supertaça, em dois anos consecutivos, desde que o AC Milan conseguiu esse feito em 1989 e 1990, fica em caso de triunfo a um título do recorde dos milaneses e do FC Barcelona.

O Manchester United esteve em três Supertaças Europeias, tem um triunfo, em 1991, frente ao Estrela Vermelha, por 1-0, seguiram-se derrotas com a Lázio (1-0), em 1999, e com o Zenit (2-1), em 2008, com Danny a marcar um dos golos dos russos. Há 12 anos que nenhuma equipa inglesa conquista o troféu, desde que o Liverpool derrotou o CSKA de Moscovo.

Este vai ser o 11.º encontro entre as duas equipas, nas competições europeias, com o Real Madrid a levar vantagem no confronto directo, com quatro triunfos, contra dois empates, além do registo de quatro empates. Leg: Real Madrid e Manchester United jogam pela 11ª vez