Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Warriors buscam encanto na prova

Srgio V.Dias - 08 de Junho, 2019

Seleco namibiana marca pela terceira vez presena no CAN

Fotografia: DR

A selecção da Namíbia representa esse país da região austral do continente africana, nas competições da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). Depois das presenças nas edições do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 1998 e 2008, em que não passou a primeira fase, os namibianos retornam à mais alta-roda do futebol continental onze anos depois. 

O primeiro jogo oficial do conjunto, ocorreu ainda quando era território da África do Sul, em 1989 e, curiosamente, contra Angola, a quem venceu por 1-0. No ano seguinte, já como país independente, enfrentou o Zimbabwe e perdeu por copiosos por 5-1. 

Na fase de apuramento deste CAN de 2019 os “Warriors” estrearam com derrota de 1-0 na deslocação ao reduto da Guiné-Bissau, depois empataram 1-1 com a Zâmbia em Windhoek e encerraram a primeira volta com vitória de 2-1 sobre Moçambique, em Maputo. Na quarta ronda, no arranque da segunda volta, os namibianos voltaram a impor-se com vitória em casa sobre os “Mambas” e a seguir consentiram empate nulo diante dos guineenses. Já no jogo que cerrou as cortinas da corrida ao CAN, a Namíbia baqueou aos pés da Zâmbia, com quem perdeu por expressivos 4-1.A selecção namibiana qualificou para o CAN na segunda posição do Grupo K com os mesmos oito pontos que Moçambique, que, no entanto, quedou-se na terceira posição. A Guiné-Bissau terminou no primeiro posto com nove e a Zâmbia em último com sete.