Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto "caa" trofu provincial

Silva Cacuti - 27 de Maio, 2016

Senhoras do 1 de Agosto podem fazer hoje a festa da consagrao do ttulo do campeonato snior de andebol de Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos

A operação para o assalto ao título do campeonato provincial de Luanda pode estar perto do fim, caso equipa sénior feminina do 1º de Agosto voltem a vencer hoje o Petro de Luanda, na segunda partida do play off da final, que se disputa a melhor de três. O jogo entre a equipa afecta às Forças Armadas Angolanas e a patrocinada pela Sonangol está marcado para as 19h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

O plantel e o ritmo competitivo do 1º de Agosto dá a Filipe Cruz, o seu treinador, a condição de favorito ante um Petro de Luanda, que se bate estoicamente. A equipa do Catetão, já se sabe, tem forças insuficientes para resistir ao poderio militar nos 60 minutos de jogo.

As evidências da fragilidade da equipa vice-campeã foram mostrada na primeira partida em que o 1º de Agosto venceu por 26-20. As militares, detentoras dos títulos africanos das competições de clubes, só se superiorizaram nos últimos 12 minutos, quando começou a faltar oxigénio às "botijas" das jogadoras de Vivaldo Eduardo.

Magda Cazanga, uma das melhores unidades do Petro de Luanda, extenuada, quase não se conseguia manter em pé no final do jogo. Hoje, para conterem o jogo refinado das militares, as "meninas" de Vivaldo Eduardo precisam de correr mais, apostar na rapidez da transição e no contra-ataque, o que obriga a maior desgaste que as adversárias. Ainda que o Petro de Luanda ganhe vantagem nalguns períodos do jogo, Filipe Cruz não se incomoda e vai revezar as jogadoras. Até a sua terceira opção em cada posição é melhor, em termos de experiência e capacidade de jogo, que a unidade correspondente no sete inicial do adversário.

No primeiro jogo, além de pouco numerosa, a claque petrolífera quase não se viu. Pouco vibrava, também influenciada pela previsibilidade do resultado final. Se ocorrer alguma surpresa hoje e o 1º de Agosto não "arrumar" o play off, as contendoras voltam ao pavilhão principal da Cidadela Desportiva, amanhã, para a disputa da "negra".

FREDERICO SANTOS
TENTA A VITÓRIA

Está "amarrado". O técnico português Frederico Santos chamado pelo 1º de Agosto para render Filipe Cruz na equipa sénior masculina está sem alternativas para vencer o Interclube de Alexandre Machado. Desde que assumiu o comando já vai em três derrotas. Hoje, tem de sacudir a má sorte para não perder o título do campeonato provincial de Luanda.

As duas equipas masculinas defrontam-se hoje, a partir das 17h30, na Cidadela Desportiva, para a segunda partida do play off da final do campeonato provincial de Luanda, que se joga a melhor de três. Na primeira partida, disputada na quarta-feira, o Interclube venceu por 24-19 e, caso volte a vencer, sagra-se campeão provincial. O grande interesse está em saber o que vai fazer Frederico Santos, antigo ponta-esquerdo do Sporting de Lisboa para devolver a alegria de jogo ao 1º de Agosto e acabar a mala pata diante do Interclube.

A situação do treinador começa a ficar complicada. Avista-se o campeonato nacional para breve e tem de encontrar rapidamente um antídoto para as façanhas de Alexandre Machado. No 1º de Agosto há pouca tolerância aos maus resultados no andebol.