Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto entrega donativos

Rosa Napoleão - 17 de Fevereiro, 2015

General Carlos Hendrick procedeu ontem à entrega de bens de primeira necessidade ao director da unidade hospitalar Miguel Fernandes

Fotografia: Mota Ambrósio

Mais de cinco toneladas de bens de primeira necessidade foram entregue ontem, pelo Clube Desportivo 1º de Agosto às crianças com cancro, internadas no Centro Nacional de Oncologia, em Luanda. O acto contou com a presença do presidente do clube agostino, General Carlos Hendrick, que procedeu à entrega dos donativos a Miguel Fernandes, director da instituição.

Outras individualidades do emblema militar, entre membros de direcção, atletas e adeptos, testemunharam a entrega, a que se seguiu uma visita às salas de internamento daquela unidade hospitalar. A causa foi acatada com apreço pela maioria dos angolanos, que dentre outros bens, ofereceu leite, açúcar, óleo vegetal, bolachas, fraldas descartáveis, feijão, lençóis, caixas de batatas fritas,  roupas (balões de fardos) e massa alimentar.

O destaque das ofertas  ao Centro Nacional de Oncologia recaiu em 30 colchões e caixas de fraldas descartáveis, que constituíam a maior necessidade da instituição. Adriano Mabiel, porta-voz da actividade, disse em declarações ao Jornal dos Desportos que a actividade foi concluída com sucesso.
“Estamos satisfeitos com o facto de muita gente mostrar-se solidária com o acto.

Hoje (ontem), viemos fazer a entrega do que arrecadamos e podemos ver a alegria das crianças. Isso, é satisfatório”, disse. Durante o ano de 2014, o Centro Nacional de Oncologia registou mais de nove mil casos de cancro de diversos tipos, número superior em relação ao ano anterior, em que se registaram 1.400 novos casos em relação a 2012.

CARLOS HENDRICK
ELEVA O PROJECTO


O presidente do 1º de Agosto, General Carlos Hendrick, assegurou, no acto da entrega dos donativos ao Centro de Oncologia, a necessidade de  dar continuidade à solidariedade. A entidade do emblema militar referiu em declarações à imprensa que “foi uma  iniciativa louvável do clube  em activar as actividades sociais”.

O General Carlos Hendrick realçou que “tudo só foi possível com a ajuda e colaboração dos atletas, adeptos e toda a família agostina, que se disponibilizou para esta actividade”.

Carlos Hendrick chamou a atenção aos presentes pelo facto de ninguém estar isento dessas doenças, pelo que se deve solidarizar sempre com aqueles que enfrentam a enfermidade. “Temos de manter esse sentimento de solidariedade, porque ninguém está livre de doenças.

Desde já prometemos que não vamos parar por aqui, porque temos uma área social, um programa vasto e vamos dar continuidade noutras unidades hospitalares, possivelmente, o Lar Kuzola, o Beiral e outras que necessitam do nosso apoio”, disse. O 1º de Agosto já realizou actos semelhantes no Hospital Pediátrico David Bernardino.

RECONHECIMENTO
Director do centro
agradece iniciativa


O director do Centro Nacional de Oncologia, Miguel Fernandes, enalteceu ontem o gesto de solidariedade do clube 1º de Agosto. O dirigente daquela unidade hospitalar referiu “ser bom quando a sociedade começa a preocupar-se com aqueles que precisam dos mais carenciados”. Para ele, “este gesto é a certeza de que as pessoas estão preocupadas com o cancro, uma doença real”.

“Devo encorajar o clube pela iniciativa, mesmo estando o país a atravessar uma fase difícil de carência, conseguiram juntar esses alimentos e bens, que vão colmatar grande parte das necessidades deste Centro”, disse. Miguel Fernandes afirmou que o Centro enfrenta inúmeras dificuldades e está crente que vão ser   supridas por pessoas de boa fé como o clube 1º de Agosto.

“Temos de facto outras preocupações que são geralmente ligadas aos medicamentos que são escassos, mas sabemos que vamos ultrapassar, uma vez que já estamos a ver as portas a abrirem-se para nós, no que toca às ajudas”, concluiu.
ROSA NAPOLEÃO

REACÇÃO
Figuras públicas
ajudam crianças

Distintas estrelas do clube 1º de Agosto estiveram ontem presentes no acto de entrega dos donativos às crianças do Centro Nacional de Oncologia. A presença das personalidades convidadas contribuiu para a adesão das pessoas ao acto solidário. A lista das celebridades presente ontem no acto da entrega dos donativos esteve composta por Ary Papel, Elzira Barros, Natália Bernardo, Deni Massunguna, Mingo Bille, Elma (campeã nacional de judo), entre outros.

Mingo Bille disse em declarações à imprensa que é louvável o gesto e ajudar as crianças do Centro de Oncologia. “É uma iniciativa boa que se deve repetir noutros centros que também carecem de ajudas. Sabemos que se trata de crianças (também já fomos crianças) e conhecemos essa alegria de receber um brinquedo ou uma peça de roupa nova”, disse.

Quanto à sua contribuição, o futebolista realçou: "As crianças conhecem-me e ao me verem de perto, foi um momento de grande alegria para eles. Por outro lado, disse que esteve presente em todas as actividades relacionadas à causa, "o que já é bom". A capitão da equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto, Elzira Barros, assegurou que "é um acto sublime, um gesto que merece toda a honra para quem pensou.

Está de parabéns o 1º de Agosto assim como o Centro de Oncologia que aceitou a oferta". A atleta militar realçou que está "sem palavra" depois de ver alguns casos que deixou consternado a delegação. Por esse facto, “esta ajuda chegou em boa hora e lhes vai fazer muito bem".
ROSA NAPOLEÃO