Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto perde com Al Ahly

Melo Clemente - 11 de Dezembro, 2016

A formação do 1º de Agosto averbou ontem a sua primeira derrota, diante do Al Ahly do Egipto, no Pavilhão do Cairo, por 64-68,

Fotografia: José Cola

A formação do 1º de Agosto averbou ontem a sua primeira derrota, diante do Al Ahly do Egipto, no Pavilhão do Cairo, por 64-68, partida que centralizou as atenções da segunda jornada do Grupo A da fase preliminar da 31ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculino.

Tal como se esperava, o desafio ficou marcado pelo signo de equilíbrio, fundamentalmente, no primeiro período, onde se registou uma igualdade a 19 pontos.

A jogar diante do seu público, a formação do Al Ahly do Egipto, uma das candidatas à conquista do título da 31ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africano, a par do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo, superiorizou-se no segundo quarto, tendo vencido no parcial por 21-18.

 E quando se esperava por outra postura do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, foram os egípcios que controlavam o rumo dos acontecimentos, e conseguiram anotar 18 pontos, contra 12 da equipa rubro e negra.

Liderados pelo internacional angolano, Armando Costa, base, os militares conseguiram reagir no quarto derradeiro, e venceram no parcial por 10-15, tendo o resultado se fixado em 68-64 à favor dos donos de casa.

Armando Costa, com 12 pontos, esteve em destaque na equipa do 1º de Agosto, tendo conseguido ainda quatro assistências, para além de três ressaltos.

Ainda ontem, para o Grupo B, o AS Salé de Marrocos venceu a congénere do City Oilers do Uganda, por 83-72.
O Recreativo do Libolo, outro representante angolano na fase final da 31ª edição da Taça dos Clubes Campeões da "bola ao cesto", derrotou o Beac Basketeball dos Camarões, por 76-51.                   


Taça de Clubes
1º de Agosto enfrente hoje Kano Pillars da Nigéria


A equipa do 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 13h30 minutos, no Pavilhão do Cairo,  a similar do Kano Pillars da Nigéria, partida referente à terceira jornada do Grupo A, da fase preliminar da 31ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol,  seniores masculino.

Depois de jogar ontem com a  forte equipa do Al Ahly do Egipto,  partida que centralizou as atenções da jornada número três do Grupo A, a equipa rubro - negra, conjunto que persegue o  nono troféu continental, tem esta tarde uma tarefa menos difícil, diante do Kano Pillars da Nigéria, equipa que ontem bateu a formação de Nzui-Manto dos Camarões, por 75-86.

Mais recheados em termos de valores individuais e com uma formação mais coesa, os pupilos do espanhol Ricard Casas  apresentam-se como favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.

Apesar do favoritismo do representante angolano, os nigerianos do Kano Pillars estão dispostos em dificultar ao máximo as pretensões do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, equipa mais titulada do continente africano, com oito troféus arrebatados.

O base Emanuel Quezada, ex-atleta do Atlético Petróleos de Luanda, continua a exibir-se ao mais alto nível na fase preliminar da 31ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africano da "bola ao cesto".

Na outra partida do Grupo A, o Club Africain da Tunísia defronta a partir das 19h15 minutos, o Nzui-Manto dos Camarões. Com maior ou menor dificuldade, os tunisinos podem assegurar o triunfo.

Ainda hoje, para o Grupo B, a formação do AS Salé de Marrocos recebe a partir das 17h00, a congénere do Groupement Pétroliers da Argélia, partida em que os marroquinos são claramente favoritos, a julgar pela qualidade dos seus jogadores que são completamente superiores ao do seu adversário. O  Beac Basketeball dos Camarões mede forças com City Oilers do Uganda, partida marcada para 15h45 minutos.
                                                                   M.C


NBA
Westbrook brilha


Russell Westbrook atingiu na noite de sexta-feira, pela sétima vez consecutiva, a marca de triplo -duplo na temporada 2016-2017 da NBA, mas não foi o suficiente para evitar a derrota do Oklahoma City Thunder para o Houston Rockets, por 102-99.

O base terminou a partida, na Chesapeake Energy Arena, com 27 pontos, dez ressaltos e dez assistências. A desforra em casa encerrou a sequência de seis vitórias seguidas do Thunder.

Pelos Rockets, que conquistou o quinto triunfo seguido, James Harden foi o destaque com um duplo -duplo, fez 21 pontos e 12 assistências. O brasileiro Nenê Hilário também teve boa participação na vitória, ficou  14min58 na quadra, com 11 pontos e três ressaltos.

Comandado por Dennis Schroder, Atlanta Hawks  tornou a vencer nesta temporada o Milwaukee Bucks, desta vez pelo placar de 114-110.
O base do Hawks foi o cestinha, no Bradley Center, com 33 pontos, no segundo duelo entre as equipas nesta edição. Com um duplo -duplo, Paul Millsap fez 23 pontos e 14 ressaltos, também destacou-se pela franquia.