Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto quer revalidar o ttulo

Rosa Panzo - 14 de Março, 2019

Fotografia: Jornal dos Desportos

O 1º de Agosto ambiciona a revalidação do título masculino na disputa do Campeonato Nacional Absoluto de natação, previsto para os dias 23 e 24 do corrente, na piscina da Escola Internacional (LIS). A garantia é do técnico principal, Ricardo Aguiar.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico informou que os militares têm também como objectivo a melhoria das marcas pessoas, além da revalidação do título masculino.
"Estamos a preparar-nos bem de maneira a melhorar o maior número de marcas pessoais e subir ao pódio com o sector masculino, no qual nos encontramos bem posicionados", disse.
Quanto ao reforço de atletas "estrangeiros", Ricardo Aguiar assegurou apenas o apoio do nadador Daniel Francisco.
"Vamos disputar o absoluto com 99 por cento de nadadores internos. Do exterior, apenas Daniel Francisco vem para reforçar a equipa", salientou.
O técnico informou que a equipa militar está a dar possibilidades a todos os atletas apurados com vista a melhoria dos tempos pessoais. O grupo é composto por 28 nadadores, subdivididos em 16 masculinos e 12 femininos.
A competição comporta quatro jornadas em dois dias e faz disputar as provas nas distâncias de 50, 100, 200, 800 e 1500 metros  livres, 50 e 200 metros costas, 50, 100, e 200 metros bruços, 50, 100 e 200 metros mariposa e 200 e 400 metros estilos.
A organização espera quebras de recordes. No ranking masculino, Daniel Francisco lidera na categoria de 50  metros livres, seguido de Caúdio Esteves e Negilson Cosme. Heriques Mascarenhas lidera nos 100 metros costas, seguido de Cláudio Esteves e Luyane Costa. Edivaldo Nascimento comanda a categoria de 100 metros livres, seguido de nelson Cosme e Filipe Freita.