Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto recolhe donativos

Rosa Napoleão - 04 de Fevereiro, 2015

Acto de solidariedade da equipa dirigida por Carlos Hendrick envolve a sociedade angolana

Fotografia: João Gomes

O Clube Desportivo 1º de Agosto está a preparar uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade para doar às crianças internadas no Centro Nacional de Oncologia em Luanda.

Até ao momento, a direcção do emblema militar recebeu diversos bens de primeira necessidade doados por instituições que se solidarizaram com a causa. O programa de recolha de donativos termina no próximo dia 7 deste mês com a realização de uma cerimónia oficial, a ter lugar no Pavilhão Victorino Cunha, com breves considerações do presidente do clube, Carlos Hendrick.

A actividade tem início às 9h00, com a presença de várias individualidades desportivas, atletas, adeptos, entidades particulares e músicos, vai abrir com uma peça teatral do grupo Kulonga e culminar com a realização de uma palestra com o tema “Os diferentes tipos de cancro e sintomatologia dos mesmos” dirigida pelos médicos do Centro de Oncologia.

O acto solene reserva, no Pavilhão Jean Jacques, exibições de ginástica e demonstrações das modalidades de sala praticadas no clube agostino, como o voleibol, hóquei em patins, judo e taekwondo. Assinaturas de autógrafos dos atletas seniores das principais modalidades do clube, futebol, basquetebol e andebol, assim como emissões de cartões de sócios e ofertas de revistas encerram as actividades. 

O porta-voz da actividade, Adriano Mabiel, disse ao Jornal dos Desportos que a iniciativa foi bem recebida. Várias entidades já se juntaram à causa."Estamos satisfeitos com a solidariedade de muita gente. Neste momento, já temos um grande volume de doações."

O porta-voz ressaltou que, a par das doações vindas de fora, “o clube 1º de Agosto teve o cuidado de fazer um levantamento das maiores necessidades daquela instituição e já reservou os bens de primeira necessidade e alguns colchões que constituem o maior défice do Centro de Oncologia, dirigido pelo médico Miguel Fernandes”.

O evento de entrega dos últimos donativos vai encerrar com um momento cultural, com a presença de músicos nacionais e grupos de dança. 
A data para a entrega dos donativos ao Centro Nacional de Oncologia ainda não foi encontrada, mas está prevista para os dias 13 ou 14 do mês em curso.

Durante o ano de 2014, o Centro Nacional de Oncologia registou mais de 9.000 casos de cancro de diversos tipos, número superior ao ano anterior. Dados oficiais anotam que 12.000 novos casos de cancro são diagnosticados por ano, no CNO, os quais na maior parte não apresentam sintomas na fase inicial.

SOLIDARIEDADE
Individualidades
apoiam a causa


Distintas estrelas do desporto nacional, cantores e representantes da beleza nacional manifestaram interesse em se juntar ao acto de recolha de donativos para as crianças do Centro Nacional de Ontologia.

Esse grupo de pessoas do mundo da fama vão estar presentes no próximo sábado, no Pavilhão Victorino Cunha, para testemunhar o acto de recolha dos donativos e juntarem-se ao acto das assinaturas de autógrafo, de acordo com Adriano Mabiel, porta-voz da actividade.

“Temos a confirmação de grande número de individualidades que se disponibilizaram em comparecer no evento para autografar e postar imagens com os adeptos e o público. A presença dessas personalidades está a criar maior interesse das pessoas em se fazerem presentes no acto”, confirmou.

Na lista das celebridades, Dungidi (ex-futebolista), Miguel Lutonda (ex-basquetebolista), Andreia Dias (Miss) e Gizela Dias (1º Dama), Ary Papel (futebolista), os actores da telenovela angolana Jikulumessu, W. King (cantor) entre outras individualidades, vão estar presentes.

"Para a campanha de publicidade, responderam com agrado a nossa solicitação e deram o seu rosto a apresentadora de televisão Yara Mosquito, Rossandra dos Santos (Miss Bengo), Adilson Vunge (actor) e Tio Kotingo (humorista)", disse.
ROSA NAPOLEÃO