Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto volta a testar Libolo

Melo Clemente - 10 de Março, 2017

Libolenses lideram a tabela classificativa do campeonato nacional com 38 pontos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do 1º de Agosto volta a testar hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, a invencibilidade da equipa do Recreativo do Libolo na 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, em partida referente a quarta jornada do Grupo A da aludida competição.

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas que partilha o segundo lugar com o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, ambos com 34 pontos, contra 38 do grémio de Calulo, vai procurar esta noite impingir a primeira derrota aos actuais vice-campeões nacionais.

Os militares vão em busca do segundo triunfo consecutivo, depois de terem vergado na ronda três o Clube Desportivo a Marinha de Guerra, partida que antecedeu o desaire frente aos petrolíferos da capital, por 93-90.

Apesar do apuramento aos quartos-de-final da 39ª edição do BIC Basket não estar em causa, dado que, as seis equipas do Grupo A estão automaticamente qualificadas, os pupilos de técnico espanhol, Ricard Casas, vão lutar no sentido de inverter o quadro de resultados negativos que têm nesta altura sobre os comandados de Hugo Lopez.

Das seis partidas disputadas até aqui entre os dois emblemas, na presente época desportiva, a equipa campeã nacional em título (1º de Agosto) somou igual número de derrotas, pelo que, o desafio desta noite é de extrema importância da formação caseira que mais uma vez procurar travar o ciclo de vitórias do Recreativo do Libolo.

Ontem, Ricard Casas, técnico que cumpre o seu segundo ano de contrato com a equipa rubro e negra ensaiou as estratégias que vai ensaiar logo mais, por forma a aplicar a primeira derrota ao líder incontestável da 39ª edição do BIC Basket, competição que faz disputar a fase de grupos.

Armando Costa, Felizardo Ambrósio \"Miller\", Emanuel Quezada, Islando Manuel, Mohamed Malick Cissé, Hermenegildo Santos, Bráulio Morais entre outros, serão mais uma vez chamados a assumir o jogo ofensivo do 1º de Agosto, conjunto que está apostado na conquista do título da 39ª edição do Campeonato Nacional da \"bola ao cesto\".

Entretanto, na formação do Libolo, a grande novidade será sem sombras de dúvidas, o regresso do internacional angolano, Valdelício Joaquim \"Vander\", poste, que falhou a terceira jornada do Grupo, devido a castigo federativo.

No seio da equipa técnica e jogadores da formação da vila de Calulo, não se fala noutra coisa senão, na manutenção das vitórias.

Hugo Lopez reconhece que será mais uma partida de elevado grau de dificuldades, a julgar pela qualidade dos dois planteis.

\"Nós queremos manter o ciclo de vitórias na prova, porque esta situação acaba por elevar o moral dos meus atletas. O 1º de Agosto é uma grande equipa, muito bem orientada, por isso, acredito que vai ser um jogo extremamente equilibrado\", reconheceu o Hugo Lopez.

O jogo interior do Libolo vai estar a cargo de Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim, ao passo que Milton Barros e Jackel Foster encarregar-se-ão de conduzir as acções ofensivas da formação calulense. Olímpio Cipriano, extremo poste, uma das unidades que tem estado em grande destaque é uma das apostas do técnico Hugo Lopez para o cinco inicial.


Após três derrotas
Inter busca a primeira vitória na fase de grupos


Após consentir três derrotas consecutivas, a formação do Grupo Desportivo Interclube desloca-se ao Pavilhão Principal da Cidadela, onde a partir das 18h00, defronta a similar do Atlético Petróleos de Luanda, numa das partidas de destaque da quarta jornada do Grupo A da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket).

Alberto Babo, técnico principal da equipa adstrita a Polícia Nacional, promete uma equipa diferente, esta noite, diante do colosso Atlético Petróleos de Luanda, uma das equipas candidatas ao título da edição 39 do BIC Basket.Os erros cometidos não ronda anterior, foram todos identificados e corridos, pelo que, logo mais, os comandados de Alberto Babo vão aparecer com um outra postura, a fim de contrariar ao máximo o favoritismo do conjunto tricolor.

Apesar de jogar em reduto alheio, a equipa da Polícia vai seguramente tentar assumir as rédeas do jogo.

Entretanto, por banda da equipa petrolífera, o desaire sofrido na ronda anterior, diante da modesta formação do Progresso Associação do Sambizanga, com quem perdeu na ronda anterior, por 65-71, está já esquecido.Lazare Adingono, técnico camaronês ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda tem todas as suas unidades em prontidão para o desafio desta noite, com destaque para Leonel Paulo, Gerson Gonçalves, Reggie Moore, Domingos Bonifácio, Hermenegildo Mbunga, Edmir Lucas para além do jovem Joaquim Pedro.

O equilíbrio vai seguramente dominar algumas etapas da partida, sendo que a formação que explorar convenientemente os erros do seu adversário chamará a si conquista dos dois pontos.

A ronda quatro do Grupo A, abre as 16h00, com o Progresso Associação do Sambizanga a medir forças com o Clube Desportivo da Marinha de Guerra, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.

Motivados com os triunfos sobre o Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube, os pupilos de Alberto de Carvalho \"Ginguba\" vão procurar manter a senda das vitórias.

No Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde defronta a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a similar do Atlético Sport Aviação (ASA).
M.C