Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

200 Km da Hula agitam Lubango

GAUDNCIO HAMELAY | NO LUBANGO - 25 de Agosto, 2018

Despique marca hoje vrias provas

Fotografia: ARIMATEIA BAPTISTA

A tradicional corrida 200 Km da Huíla em automobilismo e motociclismo sai hoje e amanhã às ruas da cidade de Lubango para saudar as festas da Nossa Senhora do Monte, que decorrem nas terras altas da Chela até ao final do mês corrente. Quarenta pilotos distribuídos em diferentes categorias animam a mais esperada prova do Campeonato Angolano de Velocidades de 2018. Cada categoria tem em agenda duas mangas e já se nota a avidez no seio da população jovem. Curiosos batem palmas.
Na prova de automobilismo, os troféus em disputa referem-se às viaturas das classes Turismo 1600cc, Turismo 2000cc e Turismo Diesel, além de Turismo protótipo. A classe GTS Sport tem em agenda o Grande Tturismo e Sport protótipo.
Na prova de motociclismo, as categorias EVO 600cc e AGP 600cc animam a competição.
Em busca de troféus estão as equipas das províncias de Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Huambo, Namíbe e da Huíla. Os pilotos estão distribuídos em 20 automóveis e 20 motorizadas.
O presidente da Associação Provincial de Desportos da Huila, Ivan Santos, assegurou que os pilotos locais se prepararam para os lugares mais altos do pódio, não obstante a fúria de pilotos de Luanda e de Cuanza Sul. O segundo lugar do huilano Adilson Pinto na tabela classificativa do EVO 600cc e as duas vitórias de Sandro Dias \"Riquito\" nos 200 Km da Huíla, na categoria de Sport protótipos, são factores de animação para altos voos na maior prova de Angola.
Ivan Santos vaticina a vitória de Victor Barros, piloto do Cuanza Sul, na prova de motociclismo. A liderança de Barros no EVO 600cc sustenta a previsão. O dirigente aposta também no equilíbrio entre Rui Ferreira e Luís Fernandes na classe do Turismo 2000cc.
José Fernandes \"Lily\", Ergard Densel e Edilson Ribeiro, todos da Huila, travam despique na prova de 2600cc. Os co-líderes procuram distanciar-se na tabela de classificação. Na categoria de Diesel, Eduine Santos, Carlos Maio e Geison Santos travam forte despique.
Os 200 Km da Huila tem a organização da Associação Provincial de Desportos Motorizados da Huila em parceria com a Federação Angolana da modalidade e com o apoio do Governo Provincial da Huila.

SEGURANÇA
Mais de mil efectivos da Polícia Nacional garantem hoje a ordem pública e tranquilidade em torno do 200 Km da Huila, assegurou o Comandante Municipal de Lubango, o Superintendente Paulo Jorge.
Os camiões estão proibidos de circularem próximo do local do evento. As viaturas, que seguem viagem para o Namibe, devem usar as estradas alternativas. O público não deve atravessar a pista (rua), tão logo as motos e as viaturas comecem o aquecimento.
\"As pessoas teimosas, que forem apanhadas a desrespeitar as ordens policiais, vão estar a contas com a lei. Aconselhamos a evitarem riscos possíveis, tão logo os pilotos se façam à pista. Que entremos e saiamos todos bem nesta prova\", disse.
Os Serviços de Emergências Médicas garantem a prontidão e uma equipa de médicos.