Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

A paixão do Progresso

Avelino Umba - 05 de Novembro, 2016

Presidente cessante pode ser reeleito hoje em Assembleia Geral

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois de falhar o quinto lugar no Girabola, a promessa eleitoralista de 2012, a nova paixão do presidente cessante e candidato único do Progresso do Sambizanga, nas eleições a decorrer hoje, é tornar o clube no maior formador de atletas de todos os tempos em Angola. A nova meta, que se insere numa estratégia comercial para fomentar o crescimento e a dependência financeira da agremiação, foi apresentada na quinta-feira, em conferência de imprensa, no Hotel Continental, em Luanda.

Paixão Júnior concorre à sua própria sucessão no Progresso do Sambizanga, para o ciclo 2016-2020, com objectivo de criar competências técnicas e desportivas que permitem ao clube equilibrar as disputas no Girabola. O clube é uma marca de prestígio no futebol nacional e há a necessidade de resgatar a mística.

"As nossas ideias mantêm-se vivas de que temos de continuar a repensar o nosso clube; temos de voltar à ideia de que é preciso conquistar a mística do nosso clube. Essa actividade não está concluída", disse.

Para Paixão Júnior, o resgate da mística é "um trabalho de continuidade bastante árduo" que teve início em 2008. A sensação é de que "não está recuperada" e, deste modo, a sua direcção vai trabalhar para concluir o pretendido.

As opções estratégicas para alcançar o sucesso passam por continuidades de infra-estruturas, recursos humanos e criação de negócios que possam dar maior sustentabilidade ao clube.

"Pretendemos analisar os potenciais parceiros, sócios, adeptos e todas as forças vivas do Sambizanga para juntos continuarmos a construir um Progresso cada vez mais forte, unido e vencedor. Tornar o clube de referência em Angola e no exterior, desenvolver parcerias com o Governo Provincial de Luanda, FAF, outros clubes, Associações Provinciais de Futebol, Associações Cívicas, do Girabairro e outras organizações, em particular, os patrocinadores" realçou.

No capítulo administrativo, Paixão Júnior aposta na restauração organizacional, capacitando cada vez mais os recursos humanos e criar infra-estruturas para os novos desafios.

"Vamos criar negócios próprios e desenvolver as parcerias para dar sustentabilidade aos vários projectos do clube e melhorar os aspectos de organização; ter uma gestão participativa, transparente e moderna" frisou. 

Para além de futebol, a direcção de Paixão Júnior vai estender a atenção para outras modalidades desportivas, como voleibol, andebol, basquetebol, xadrez e atletismo.

Para aferir o programa de actividades, Paixão Júnior participa, hoje, a partir das 10h00, na sede social do clube, da Assembleia Geral que vai eleger os novos corpos gerentes do Progresso do Sambizanga. Do elenco anterior, mantém o núcleo duro, no qual constam dirigentes que trabalharam no último mandato e que se revejam com as cores do clube. Os que não puderam dar o contributo por questões profissionais, foram substituídos por homens disponíveis.