Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

A vez de Marc Marquez

23 de Abril, 2013

O piloto espanhol Marquez é o mais jovem a vencer uma corrida de MotoGP ao triunfar no Grande Prémio das Américas

Fotografia: AFP

O espanhol Marc Marquez (Honda) tornou-se domingo, aos 20 anos, no mais jovem vencedor de uma corrida de MotoGP, ao conquistar o Grande Prémio das Américas, segunda ronda do Campeonato do Mundo de motociclismo.

Em Austin, Texas, Marquez, que está a disputar a sua primeira temporada na principal categoria, partiu da “pole position”, perdeu a liderança logo no arranque para Dani Pedrosa (Honda), mas recuperou-a ainda antes do final da primeira volta e dominou o resto da corrida norte-americana.

O piloto espanhol completou as 21 voltas com 1,534 segundos de vantagem sobre o seu compatriota Pedrosa, segundo classificado, e 3,381 sobre Jorge Lorenzo (Yahama), o actual campeão mundial, que foi terceiro.

Com esta vitória, Marc Marquez tornou-se no mais jovem piloto o subir ao lugar mais alto do pódio numa corrida de MotoGP, superando o norte-americano Freddie Spencer, que detinha esse recorde desde 1983.

O espanhol igualou também Lorenzo na liderança na classificação geral do Mundial de MotoGP, com 41 pontos, mais oito do que Dani Pedrosa, que é terceiro.

A terceira ronda do Mundial está agendada para 5 de Maio, com o Grande Prémio de Espanha, no circuito de Jerez de la Frontera.

PILOTO PORTUGUÊS
O piloto português Miguel Oliveira (Mahindra) terminou, no domingo, em quinto lugar a corrida de Moto3 do Grande Prémio da Américas, segunda ronda do Campeonato do Mundo de Motociclismo, numa prova que foi ganha pelo espanhol Alex Rins (KTM).

Em Austin, no Texas, Oliveira arrancou do 18º lugar da grelha de partida, mas protagonizou uma recuperação de mais de 10 posições durante a corrida e terminou no quinto lugar, a 8,276 segundos de Rins.

Maverick Vinales (KTM) ficou na segunda posição, a 0,244 segundos do seu compatriota, e o também espanhol Luis Salom foi terceiro, a 0,547 de Rins.
A prova de Moto3 ficou marcada pelo acidente do holandês Jesper Iwema (Kalex KTM), a seis voltas do final, o que obrigou à interrupção da corrida durante cerca de meia hora e também a uma nova partida para serem cumpridas as últimas voltas.

Com este resultado, Miguel Oliveira ocupa o quinto do campeonato de Moto3, com 20 pontos, enquanto Rins e Salom estão empatados na liderança, com 41.