Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Abertas inscrições dos "nacionais"

Rosa Panzo - 11 de Setembro, 2013

Federação enviou circulares a todas as associações provinciais

Fotografia: Jornal dos Desportos

As inscrições das equipas para o campeonato nacional de voleibol de sala estão abertas na Federação da modalidade até ao dia 30 do corrente mês. As competições seniores masculinas e femininas decorrem de 10 a 20 de Outubro próximo em local a indicar.

Para uma prova que supere a expectativa, a direcção técnica da Federação enviou circulares a todas as associações provinciais a fim de confirmarem as participações dos seus associados.

O presidente da Federação, Valentim Domingos, assegurou ao Jornal dos Desportos que a intenção do seu elenco é organizar e realizar uma prova nacional que ultrapasse a edição passada.

Valentim Domingos quer dar aos participantes uma nova visão de jogar o voleibol e quer registar o maior número de equipas provenientes de Benguela, Huambo, Huíla, Kwanza-Sul e Luanda.

Face à existência de mais associações no sul do país, a probabilidade da realização da competição naquela zona do território nacional é maior. A decisão final vai ser tomada em reunião a acontecer nos próximos dias, na sede da Federação.

O 1º de Agosto é detentor do título nacional de voleibol de sala em sénior masculino, enquanto o troféu em femininos está com o Petro de Luanda.
ROSA PANZO

LUSOFONIA
Jogos adiados

O início dos Jogos da Lusofonia previstos para o período de 2 a 12 de Novembro, em Goa, Índia, foi transferido para 45 dias depois da data, devido à chuva que assola a região nas últimas semanas.

Falando sobre a alteração do calendário, o vice-presidente do Comité Olímpico Angolano, Mário Rosa, esclareceu que as enxurradas causaram estragos nas obras das instalações desportivas.

Mário Rosa reiterou que a Associação dos Comités Olímpicos dos País de Língua Portuguesa (ACOLOP) vai realizar de 20 a 23 deste mês, em Macau, uma reunião para definir as novas datas e estudar os mecanismos para a adaptação aos compromissos internacionais.

Angola vai participar nas modalidades de atletismo, basquetebol, judo, taekwando-dó, voleibol, ténis, futebol e karaté-dó.
Na última edição realizada em 2009, em Portugal, Angola ficou na terceira posição no quadro geral com 14 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e oito de bronze, numa prova ganha pelo Brasil com 75.

Goa é uma cidade indiana com grande parte da população falante de português, devido ao domínio de Portugal na região por mais de 400 anos.