Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Aberto curso na Lunda Sul

08 de Abril, 2015

Federação angolana de natação, três da sociedade mineira de Catoca, três do Corpo dos Bombeiros e igual número do clube 1º de Agosto.

Fotografia: AFP

Um curso de natação e salvamento de grau um foi aberto segunda-feira última, em Catota, Saurimo, constatou a Angop. O curso, que foi oficialmente aberto pela governadora provincial, Cândida Narciso, resulta de  uma parceria do governo da província e das federações angolana e portuguesa de natação e visa capacitar técnicos de natação que no futuro vão formar outros.

De acordo com os organizadores, vai ser direccionado a 27 formandos, dos quais 15 da direcção provincial da Juventude e Desportos, dentre eles uma mulher, seis da Federação angolana de natação, três da sociedade mineira de Catoca, três do Corpo dos Bombeiros e igual número do clube 1º de Agosto. Os estilos de natação a serem objecto de formação, estão identificados: habilidades motoras aquáticas básicas da natação, técnica de mariposa, bruços, costas, “crowl”, viragens, partidas e chegadas.

Entretanto, vão igualmente ser matéria de capacitação os temas: suporte básico de vida, segurança, prevenção no meio aquático, salvamento aquático, cadeia de sobrevivência, resgate e identificação de um afogamento e complicações no afogamento, condicionamentos regulamentares, posicionamento do corpo, constam dos conteúdos a serem leccionadas durante a formação.

Os formandos vão  beneficiar de conhecimentos como viragens, aproximação, mudanças de sentido, impulsão, deslize, princípios do suporte básico da vida, natação pura, técnicas e obrigações, técnicas de reanimação ­entre outros. As aulas teóricas e práticas a serem orientadas por dois formadores da Federação Portuguesa de Natação  vão decorrer  no auditório e na piscina da Sociedade Mineira de Catoca, empresa encarregada de assegurar as condições logísticas e materiais.

No  discurso de abertura, a governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, apelou aos formandos a aproveitarem no máximo os conhecimentos a serem transmitidos, para serem verdadeiros multiplicadores dos mesmos. Cândida Narciso agradeceu à Sociedade Mineira de Catoca, como parceiro do governo,  pelo apoio que vai prestar aos formadores e formandos e solicitou aos jovens participantes a  empenharem-se na aprendizagem dos currículos dirigidos à juventude.

CURSO
Professores
em formação

Mais de 80 professores de educação física que leccionam em várias escolas da província da Huíla, iniciaram ontem, na cidade do Lubango, uma acção formativa na especialidade de atletismo, sob égide do Departamento de Educação Física e Desporto Escolar. Com duração de quatro dias, a acção formativa tem como propósito refrescar os docentes com temas sobre o atletismo, uma vez que a prática é pouco explorada nas escolas, conforme  o coordenador do referido departamento afecto à direcção provincial da educação, Juca Fernandes.

Avançou que os participantes vindos dos 14 municípios da Huíla, vão ser capacitados em matérias relacionadas com lançamento, salto, barreiras e distância e está a ser ministrado por um professor especializado. O coordenador apontou que a maior parte dos professores desta disciplina desconhece as técnicas do atletismo e não leccionam nas suas aulas, o que desincentiva a adesão de novos alunos.

Juca Fernandes acrescentou que o Departamento de Educação Física e Desportos Escolar agendou ainda para este ano quatro outras actividades de formação que vão ser  realizadas nos municípios a seleccionar. Esse é o primeiro curso dirigido a professores de educação física, este ano.