Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Abertura marcada para sábado

17 de Janeiro, 2014

Cerca de dois mil atletas vão marcar presença na cerimónia que marca o início dos Jogos no pavilhão multiusos de Goa e que vai ser presidida pelo ministro indiano dos Desportos

Fotografia: Francisco Bernardo

A cerimónia de abertura dos terceiros Jogos da Lusofonia está marcada para sábado às 16h00  no Estádio Multiusos da Universidade de Goa, com a presença de 2.000 atletas em representação de 12 países. O evento é presidido pelo ministro dos Desportos da Índia, Ramesh Tawadkar.

A cidade de Goa, capital dos terceiros Jogos da Lusofonia, vai acolher atletas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, Sri Lanka, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A competição tem início no dia 22 deste mês com jogos de ténis de mesa e voleibol de sala. No dia 25 começam os torneios de atletismo, judo e taekwondó, dois dias depois o de voleibol de praia e o de basquetebol, no dia 28 o de futebol e no dia 29 o de wushu. O governo indiano escolheu seis regiões da cidade de Goa para albergar os terceiros Jogos da Lusofonia.

O futebol é disputado nos estádios da Fatorda (com capacidade para 22.000 pessoas), Margão e Tilak Maidan (ambos para 5.000 espectadores) e do Vasco da Gama. As partidas de basquetebol e voleibol são realizadas no Estádio Multiusos da Universidade de Goa (com capacidade para 4.000 pessoas), no Taleigão. O judo, ténis de mesa, taekwondó e wushu são disputados no Multiusos de Pedem (para 2.000 espectadores), na região de Mapuço.

O voleibol de praia é jogado na Praia do Miramar (para 1.900 assistentes), em Pangin, e a prova de atletismo tem palco montado no Complexo de Bambolim (para 6.500 espectadores), no Complexo Médico de Goa.