Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ablio Ribeiro domina atenes do Zonal B

lvaro Alexandre - 27 de Fevereiro, 2020

Fotografia: DR

Abílio Ribeiro é o principal rosto do campeonato nacional individual da Zona B que decorre de 9 a 15 de Março no Grande Hotel do Uíje. Com uma folha de serviço recheado desde os anos 80 do século XX, Abílio Ribeiro conserva no histórico o troféu do Torneio Cuca com as cores da célebre equipa Dínamos de Angola. O atleta representa a delegação de Cuanza Sul na condição de vencedor do Campeonato Provincial Absoluto local e faz-se presente com mais quatro xadrezistas, mormente, Kirto Justino, Armando Angélico, Adão Coimbra e Daniel de Melo.

A província de Benguela chega às terras do "bago vermelho" com Adilson Samanjolo, Joaquim da Costa, Estêvão de Sousa (6,5), Cláudio Abílio e Ernesto Antunes.

A  Associação Provincial da Huíla leva ao Uíje como representantes, os xadrezistas Damilson Gabriel, Ernesto Hombo, Osvaldo David, António Maneco e Honorato Pungo. Franklin Apolinário, Mohamedh Mwadikange, Hafeni Rene Kapenda, Renelsa Taiane António e Rosalina Nahamba Mutumbulua apresentam-se como representantes de Cunene.. 

Adão Luamba, Ralph da Costa, João Pinto, Ed Omar e Cristo Gonçalves são os oficiais que levam as cores das terras da Palanca Negra Gigante (Malanje).A província do Moxico tem como eleitos Belinho Chitungo, Alione Muzangueno, João Nguiji, Félix Cassongo e José Tchimatamata.

A província anfitriã ainda não apurou os representantes. O Campeonato Provincial  de Xadrez do Uíge decorre até domingo, segundo o calendário da prova. O certame faz disputar hoje a quarta jornada e os potencias cinco candidatos são Fernando Kiala, Hamilton Cardoso, Miguel Geraldo Ernesto Domba e Marques Octávio.