Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Acácias rubras acolhe nacional

Rosa Napoleão - 26 de Junho, 2014

As delegações ou equipas estão completas e ansiosas pelo início da prova

Fotografia: M. Machangomgo

O pavilhão multiuso Acácias Rubras, na província de Benguela, acolhe hoje as disputas dos campeonatos nacionais de iniciados e de juvenis. A prova organizada pela Federação Angolana de Ginástica conta com a participação das equipas de Luanda (Agefir, Petro, 1º de Agosto, Gamar), Namibe, Huíla, Cuando Cubango, Cabinda e Benguela. As competições são disputadas nas modalidades de ginástica rítmica, ginástica artística e tumbling facultativo.

O presidente da Associação Provincial de Ginástica de Benguela, João Gabriel, disse ontem em declarações ao Jornal dos Desportos que as condições estão criadas para o arranque da actividade. "O campo está revestido e temos os pormenores ajustados. As delegações ou equipas estão completas e ansiosas pelo início da prova", disse. João Gabriel garantiu que a equipa benguelense trabalhou muito para a revalidação do título.

"Benguela trabalhou muito para conservar o título cobiçado, principalmente, pela formação do Petro de Luanda. Os atletas Ancer António, Cledimilda António e Evaldina Severino dão garantias de preservar o título", disse. O treinador do Petro de Luanda, Semba Miguel, referiu que os objectivos do clube não mudam. "Trabalhamos para conseguir o maior número de medalhas e liderar o pódio.

Somos tradicionais na conquista de lugares cimeiros, principalmente, na ginástica rítmica. Não vamos entregar o favoritismo aos adversários", garantiu. Juca Fernandes, que comanda a equipa huilana, almeja igualmente o pódio. "Tenho um plantel bom de oito atletas que disputam nas especialidades de tumbling. Apesar das dificuldades, sonhamos com a medalha de ouro", prometeu.

O governo da província arca com as despesas de transporte interno, assistência médica e o local da prova. Para a Federação ficaram reservados os encargos com a alimentação dos atletas e a hospedagem na Vila de Campismo.
ROSA NAPOLEÃO