Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Acervo de Pepino na Galeria

Joo Francisco - 10 de Janeiro, 2019

Acervo tem medalhas obtidas nos EUA

Fotografia: Mota Ambrsio | Edies Novembro

O acervo ligado à actividade desportiva do ex-ciclista Alberto Silva \"Pepino\" vai ser depositado amanhã na Galeria dos Desportos, à Cidadela Desportiva. A Federação Angolana de Ciclismo (FACI) e os familiares próximos pretendem com acto dar início à imortalização do \"Gladiador do Asfalto\".
O evento estava previsto para o dia 12 do corrente. A FACI e os familiares anteciparam o acto em função dos programas das duas partes. O acto tem início às 7h30 com a recepção da família do \"Gladiador do Asfalto\" no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, que se faz acompanhar de todo o acervo. À cabeça da FACI vai estar a presidente de direcção da FACI, Cremilde Rangel.
O programa contempla uma passeata, em jeito de cortejo, e envolve alguns ciclistas de Luanda até à Cidadela Desportiva, onde os convidados de diversos extractos da sociedade angolana vão testemunhar a deposição do acervo.
Para testemunhar a imortalização, os familiares de Alberto Silva \"Pepino\", mormente, a esposa Maria Odeth Secundino Silva e os filhos, acompanhados por membros da Associação Provincial de Ciclismo de Benguela, deslocam-se a Luanda. O acto de apresentação do acervo termina às 14h00. O regresso a Benguela está aprazado para as 17h00 do mesmo dia.
Os actos preparativos e organizativos do evento foram tratados na última quinta-feira na audiência concedida pela Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, à presidente de direcção da FACI, Cremilde Rangel. O programa de deposição contempla a intervenção da família, do Minjud e termina com um \"coffe breck\".
A FACI procede em Julho ao lançamento do Grande Prémio em memória de Alberto Silva \"Pepino\", em Benguela. O evento de periodicidade anual é um contributo à figura carismática de um homem dedicado ao desporto. Antes de ciclismo, o Gladiador do Asfalto abraçou o atletismo.
Alberto Silva \"Pepino\" faleceu aos 95 anos de idade em Benguela. Em 2013, conquistou duas medalhas de ouro nas provas de 20 e 400 quilómetros dos \"Seniores Games\" em Cleveland, Estados Unidos da América. Faleceu a 14 de Agosto de 2018 e o seu corpo repousa no cemitério da Camunda, em Benguela.