Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Aco formativa termina com sucesso

18 de Junho, 2017

As inovaes na arbitragem em provas de guas Abertas,

Fotografia: Jornal dos Desportos

De acordo com o responsável que falava à Angop, no último dia de formação, há três anos que as partidas em águas abertas, internamente, eram feitas fora da água (beira), ao passo que internacionalmente faz-se dentro da água ou de pé, a partir de uma plataforma posta junto ao recinto da competição.

Osvaldo de Morais citou igualmente que nesta especialidade a prioridade é a segurança, pós é feita em zonas a serem definidas (rio, mar, lagos), diferente da natação pura que é praticada na piscina.

Durante o certame, a formadora brasileira Cristiane Fanzeres enalteceu os participantes ao curso de natação em Águas Abertas, particularmente na interpretação das regras e métodos de posicionamento dos atletas em lagos, rios e mar.

A oficial da FINA sublinhou ter notado muita motivação e desempenho dos formandos, o que leva a crer que os mesmos estarão facilmente adaptados no exercício em competições desta especialidade, quer como juízes quer como cronometristas.

Realizado na sede do 1º de Agosto, a formação contou com participação de 45 pessoas, entre ex atletas, treinadoras e juízes.