Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Acto religioso marca dia do andebol

Silva Cacuti - 19 de Maio, 2016

Pelo país são visíveis iniciativas para celebrar mais um aniversário do andebol

Fotografia: Domingos Cadência

Uma missa em homenagem aos atletas, árbitros, dirigentes e outros agentes do andebol vai ser celebrada na Igreja de São Domingos, no sábado, às 8h00, para marcar as celebrações do 20 de Maio, Dia do Andebol nacional. A iniciativa é do Núcleo da Família do Andebol com apoio da Federação Angolana da modalidade e inclui uma maratona de jogos a envolver atletas de todos os escalões: de iniciados a velhas guardas.

As condições estão criadas para a realização sem sobressaltos, desde o acto religioso à maratona de jogos, segundo Vicente Francisco, membro da organização."Temos tudo assegurado, vamos realizar a Missa e de seguida rumamos para o pavilhão principal da Cidadela Desportiva, para o cumprimento de vários jogos até às 18h00. Estão convidados todos os clubes de Luanda, Escolas e recebemos as confirmações de várias equipas formadas por veteranos", disse.

Na actividade vão ser também feitas homenagens aos dirigentes, atletas, árbitros, jornalistas e patrocinadores pelos seus feitos em prol da modalidade.O programa de competições da Federação Angolana de Andebol prevê a realização de diversas manifestações pelo país, sob a coordenação das Associações provinciais, núcleos e outros.

Hoje, o andebol é o desporto com mais praticantes jovens em todo o país, filiados em clubes e  núcleos, com destaque para as províncias do litoral. A Selecção Nacional sénior feminina arrecada o maior número de títulos em África, num total de 11 troféus. A equipa masculina detém o terceiro lugar continental.