Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Acusado de suborno queniano afastado

17 de Fevereiro, 2016

Quniana possa ficar de fora das principais competies

O chefe executivo da Federação Queniana de Atletismo, Issac Mwangi, vai ser temporariamente afastado do cargo após investigações, que alegaram suborno de sua parte para reduzir o banimento de duas atletas que foram flagradas em exames antidopings.

Conforme um membro do comité executivo da Federação Queniana, Mwangi pediu que fossem investigadas as alegações de Joy Sakari e Francisca Koki Manunga. Ambos declararam que o dirigente pediu 24 mil dólares para reduzir as punições de quatro anos.

Mwangi enviou uma carta na segunda-feira, a informar o comité sobre a sua decisão de  afastar-se  e permitiu que a Federação Queniana e a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) investiguem o caso. Ainda ontem terça-feira, foi convocada uma entrevista para esclarecimentos.

O antigo presidente da Federação Queniana e outros dois membros da entidade também estão a ser investigados pela Iaaf, por suspeita de corrupção. Esses casos, combinados com o flagrante de atletas em exames antidoping nos últimos anos, aumentam os riscos que Quénia possa ficar de fora das principais competições de atletismo no mundo, como a Rússia.


ATLETISMO
Grande Prémio Bic
saúda aniversário


Uma prova de estrada aberta a atletas populares, bancários e a paralímpicos marca no sábado, dia 21, a abertura das festividades do 11º aniversário do Banco Internacional de Crédito (BIC), que se assinala a 27 de Maio. A prova tem um percurso de 8,4 mil metros, cronometrados a partir da sede do banco. A partida do circuito  fechado vai ser dada às  7h30 defronte ao banco. O director técnico da Federação Angolana de Ciclismo, Arménio Gaspar, disse que as inscrições decorrem na Cidadela .

"Vamos ter uma classificação geral, outra para adaptados e ainda se equaciona  uma classificação só para os trabalhadores da instituição bancária", disse.
Francisco Lourenço, do BCI, assegurou que a realização da prova marca a abertura das festividades que vão ter como ponto mais alto a disputa da II edição do Rali Papper Bic. Estão ainda na forja a disputa de torneios de futsal, basquetebol e voleibol de praia.                              
Silva Cacuti

BREVE
Aumentam números
de testes anti-doping


A Fina (Federação Internacional de Natação) vai aumentar o número de testes antidoping realizados aos atletas que vão  disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito por Travis Tygart, presidente da Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos). "A Fina merece muito crédito por abraçar a voz dos atletas limpos", afirmou. "A parceria com organizações nacionais independentes antidoping para implementar uma estratégia global pré-Rio, vai ajudar a proteger o direito dos atletas e a integridade da natação".