Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adrito Pedro lidera srie

lvaro Alexandre - 02 de Outubro, 2014

Grande Prmio Jonce SA em xadrez,

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro foi eleito a mascote da Primeira edição do Grande Prémio Jonce SA em xadrez, com o começo previsto para amanha, às 15h00, nas instalações da empresa Jonce, na Avenida Expresso em Kifica. O torneio que a direcção da Federação Angolana de Xadrez (FAX) organiza, em alusão ao 21º aniversário da empresa, conta com 30 participantes, sendo 18 da classe masculina e 12 do sector feminino.

A organização do torneio escolheu os melhores xadrezistas da actualidade. O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro foi indicado o cabeça de série. A competição vai ser também enriquecida com as presenças do Mestre Fide (MF) Catarino Domingos, Candidato a Mestre (CM) M João Simões, MI Amorim Agnelo, CM Tito Agostinho, MI Erikson Soares, Manuel Alberto, Adriano Pacavira, MF Eduardo Pascoal, MI Luciano Oliveira, CM Sérgio Miguel, CM Cambando José, Especialista (EN) Casimiro António, EN Carlos Fernandes, Cláudio Félix, Miguel Cristóvão, CM João Júlio e EN Jeovani Santos.

Na prova feminina foram escolhidas para disputar a prova as seguintes xadrezistas: Valquíria Rocha, MI Esperança Caxita, Sónia Rosalino CM Maria Domingos, Engrácia Jesus, Margarida Susso, Irineia Gabriel Domingas Tavares,  CM Fátima dos Reis, Engrácia Oliveira, Joana Constantino e Luzia Pires.Manuel Pedro é o responsável pela arbitragem das nove jornadas do GP Jonce, que decorre de 3 a 5 do mês em curso. O torneio é semi-aberto e o sistema de jogo aprovado é o suíço a nove jornadas, para os masculinos. Todos com todos e a uma volta é o modelo de disputa aprovado para a classe feminina. O ritmo de jogo é de 30 minutos para cada jogador terminar a sua partida.A organização do torneio definiu para prémio 120 mil Kwanzas e uma taça para os masculinos e 80 mil Kwanzas e uma taça para a classe feminina.