Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro defronta a russa Charochkina

Álvaro Alexandre, Em Barcelona - 19 de Dezembro, 2015

O Mestre Internacional Adérito Pedro "ataca" posições da russa Daria Charochkina

Fotografia: José Soares

O confronto está marcado no décimo primeiro tabuleiro da VII  jornada do grupo A da II edição do International Chess Festival de Sunway Sitges.

O MI do 1º de Agosto prometeu  ontem jogar com as peças viradas ao ataque, para não permitir que a MI russa desenvolva jogadas “mortíferas”.

Jeovani Santos, do 1º de Agosto, enfrenta o MF cubano Júlio Javier;  o francês Gilles Vuitton cruza com Diogo Agostinho, da Selecção Militar de Angola; CM espanhol Manuel  de Aysa joga com o EN Carlos Fernandes, do 1º de Agosto; a FM portuguesa Margarida Coimbra mede força com Domingos Paulino, da Escola de Xadrez de Viana; o espanhol Juan Luís defronta o Adriano Pacavira, da Escola de Xadrez de Viana; e CM João Júlio, da Escola de Xadrez de Viana, tem como adversário o espanhol José Afonso.

No espaço reservado para os gigantes da prova tem aliciantes partidas. O GM turco Emre Can trava combate com GM peruano Júlio Zuniga, MI russo Sergei Matsenko  tem confronto marcado com GM espanhol Marc Dublan e o GM francês Sebastien Maze  joga com o GM espanhol Levan Arosshidze.
Ontem, o Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, e  o MI peruano Filemon Cruz, empataram, no  Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges,  na partida que contou para a VI  jornada do Grupo A do International Chess Festival de Sunway Sitges.

O MI indiano, V. Saranan, empatou com o Jeovani Santos , do 1º de Agosto;  Domingos Paulino, da Escola de Xadrez de Viana, repartiu o ponto com o francês Gilles Vuitton.

O norte americano Bob Holliman perdeu com o Diogo Agostinho, da Selecção Militar de Angola e a norte americano Ida Tateo  também teve o mesmo azar, perdeu com o Candidato a Mestre (CM) João Júlio, da Escola de Xadrez de Viana.

 O Carlos Fernandes, do 1º de Agosto, sofreu derrota diante do GM finlandês Jauni Yrjola e  Adriano Pacavira, da Escola de Xadrez de Viana, foi derrotado pelo MF singapurano Yu Cyrus Zhen.


Classificação
Luta renhida no topo


Após à conclusão da VI jornada do grupo A do International Chess Festival de Sunway Sitges, um quarteto de xadrezistas constituído por três GM e um MI, conserva a liderança com 5 pontos. Eis os líderes: o GM peruano Júlio Zuniga, MI russo Sergei Matsenko, GM espanhol Marc Dublan e  o MF turco Emre Can.

O Mestre Internacional,  Adérito Pedro, ocupa a 13ª posição com 4 pontos .  Jeovani Santos está em 54ª, com 3 pontos; Diogo Agostinho em 56 ª com 2,5; Domingos Paulino em 57ª com 2,5; E N Carlos Fernandes em 60ª com 2,5; Adriano Pacavira em 70ª  com 2; e CM João Júlio em 82ª com 2. GRUPO B

Entretanto, o atleta da Selecção Militar de Angola, Domingos Mateus, joga hoje às 8h30 no Hotel Sunway Playa & Spa de Sitges, a cartada para assumir a liderança do grupo B do International Chess Festival de Sunway Sitges. O angolano defronta na VII ronda o primeiro classificado da prova, o Grahan Robert, do País de Gales.

A vitória, é o rumo traçado para oferecer alegria à delegação angolana que está representar o país, na II edição do International Chess Festival de Sunway Sitges. O atleta militar tem conhecimento que um empate ou derrota vai ser benéfico para o adversário. O objectivo final é arrancar o ponto na quadra do Grahan Robert.

O espanhol Gerardo Pena recepciona João Amaral, do Instituto Superior Técnico de Angola;  o espanhol Daniel Calle vai tentar impedir que Carlos Jorge, da Escola de Xadrez de Viana, chegue aos 4 pontos.

Na

VI jornada  disputada ontem, o espanhol Arnau Chico perdeu para  Domingos Mateus, da Selecção Militar de Angola;  Carlos Jorge, da Escola de Viana, derrubou a espanhola Júlia Bessa;  o espanhol Luís de Sus foi batido por Grahan, do Pais de Gales;  João Amaral, do Ista, foi derrotado pelo espanhol Daniel Calle.

 O Graham Robert, do País de Gales, mantém-se à frente da classificação do grupo B com 5,5 pontos. Em seguida está o Domingos Mateus, da Selecção Militar de Angola, com 5 pontos e com a mesma pontuação está em terceiro lugar  o grego Konstantinos Soilemetzidis.O João Amaral, do Ista,  está na oitava posição com 4 pontos e  Carlos Jorge, da Escola de Xadrez de Viana, está enquadrado na 38ª posição com 3 pontos.
Álvaro Alexandre - Barcelona