Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adrito Pedro defronta Joo Jlio

lvaro Alexandre - 06 de Outubro, 2014

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro e o Candidato a Mestre (CM) João Júlio, defrontam-se hoje, às 10 horas, no Centro de Produção da Jonce, localizado em Benfica, na partida de destaque para a VIII jornada do I Grande Prémio Jonce 2014.As atenções estão todas focalizadas no primeiro tabuleiro. O MI Adérito Pedro, líder incontestável, apesar de ter consentido uma derrota na segunda ronda com  o MI Amorim Agnelo, está motivado para consolidar a primeira posição.

O CM João Júlio, quinto classificado com  3,5 pontos, tem algumas insuficiências tácticas para contrapor a “muralha” táctica preparada para o torneio pelo MI Adérito Pedro.O Mestre Fide (MF) Eduardo Pascoal joga com  o MI Amorim Agnelo, MF Catarino  Domingos  cruza com o Mi Luciano Oliveira,  CM João Simões  joga com o Jeovani Santos, CM Tito Agostinho enfrenta o Edivaldo Gama, Celso Baltazar defronta o CM Cambando José, Jesus Pimentel trava um frente a frente com Francisco Flora e  Manuel Alberto recepciona o CM Sílvio Famoroso.

Os principais resultados da VI jornada,  que foi disputada ontem, foram os seguintes: o MI Amorim  Agnelo perdeu com o CM João Júlio João, MF Eduardo  Pascoal perdeu para o MI Adérito Pedro, Francisco Flora perdeu para o CM Tito Agostinho e Manuel Alberto  jogou e perdeu com  Celso  Baltazar. O MI Luciano Oliveira venceu o CM João Simões, MF Catarino Domingos despachou o Edivaldo Gama, Jeovani Santos derrubou o CM Cambando José e o CM Sílvio Famoroso obteve um triunfo no jogo com  Jesus Pimentel.

Após à conclusão da VI ronda do torneio da Jonce a classificação é a seguinte: MI Adérito Pedro (5), MI Amorim  Agnelo (4,5), MF Catarino  Domingos (4), MI Luciano  Oliveira (4), CM João Júlio (3,5), MF Eduardo  Pascoal(3,5), CM João Simões (3), Jeovani Santos (3), Edivaldo Gama (2,5) e CM Tito Agostinho (2,5).                             
   
FEMININO
Caxita Supera
Henriqueta Pires


  A MI Esperança Caxita superou no tabuleiro,  Henriqueta Pires. A partida foi pontuável para a VI jornada do I Grande Prémio Jonce SA 2014.Com esta vitória a campeã africana reforçou  a partilha da liderança com a Joana Constantino, com cinco pontos cada.A CM Maria Domingos foi derrubada por  Joana Constantino e Domingas Tavares perdeu para CM Fátima Reis. A Delfina João venceu Luzia Pires. A VII ronda está marcada para hoje, às 11h30, no Centro de Produção da Jonce, com a MI Esperança Caxita a jocar com Luzia Pires. Nos outros três tabuleiros,  a CM Fátima Reis cruza com Delfina João, Joana Constantino mede forças com a Domingas Tavares e Henriqueta Pires  defronta  CM Maria Domingos. A liderança da prova é repartida pela xadrezista Joana Constantino Joana e MI Esperança Caxita, ambas com cinco pontos.Nas posições imediatas estão a CM Fátima Reis ANG (3,5), Luzia Pires (3), CM Maria Domingos (3), Delfina João (3),Domingas Tavares (1) e Henriqueta Pires (0,5).

MARINHA DE GUERRA
CONQUISTA TORNEIO

A Marinha de Guerra de Angola foi a grande vencedora do torneio alusivo ao XXIII Aniversário do Exército Nacional. A prova disputada em forma  de quadrangular realizou-se no Comité Desportivo do Exercito Nacional, que contou com as participações do Comando do Exército Nacional, Marinha de Guerra de Angola, Força Aérea Nacional e Estado Maior General. A formação da Marinha de Guerra de Angola não encontrou adversários à altura. Encontrou entretanto muitas facilidades  para ultrapassar os seus opositores.

  Já com a conquista consumada na terceira jornada, os marinheiros abrandaram o ritmo, o que permitiram um empate diante do conjunto do Comando do Exercito, anfitrião que quedou-se na segunda posição, com três pontos, resultante de três empates.No segundo confronto da mesma ronda, a  Força Aérea Nacional perdeu para  o Estado Maior Geral, por 1,5 - 2,5.A classificação final foi a seguinte: Marinha de Guerra de Angola (5), Comando do Exército (3), Estado Maior General (3) e Força Aérea Nacional (1).                                             
  AA