Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro domina torneio

Álvaro Alexandre - 27 de Setembro, 2015

MI Adérito Pedro aguarda a confirmação do próximo torneio para liderar a competição da Associação dos Amigos de Xadrez de Angola

Fotografia: Paulo Mulaza

As três vitórias consecutivas do MI Adérito Pedro relançam-no em busca da liderança da competição, na qual David Silva, atleta do Progresso Sambizanga, é totalista com quatro triunfos. A liderança ex-aquo pode acontecer já na próxima edição a realizar-se em lugar a designar.

Em nove partidas disputadas ininterruptas, MI Adérito Pedro venceu sete consecutivas, empatou na oitava e perdeu na última. O empate foi concedido a Jesus Pimental, atleta do Polivalente Aldanuel, e a derrota foi imposta pelo MI Amorim Agnelo, do 1º de Agosto.

A última ronda forneceu outros resultados. Adriano Pacavira (Escola de Xadrez de Viana João Júlio) venceu o Candidato a Mestre (CM) João Simões (EPAL), Irinéia Gabriel (1º de Agosto) ganhou ao Mauro Miala (Escola de Xadrez de Viana João Júlio), Nuno Santana (Núcleo do Rangel) venceu Lourenço José (Escola de Xadrez de Viana João Júlio), Jesus Pimentel (Polivalente Aldanuel) ganhou ao Mestre Fide (MF) Eduardo Pascoal (EPAL), Carlos Fernandes (1º de Agosto) derrotou Domingos Mateus (Selecção Militar), MF Ediberto Domingos (EPAL) ganhou ao Paulo Grilo (individual) e Fátima Reis (EPAL) venceu Ericson Manuel (individual).

Na classificação final, MI Adérito Pedro liderou com 7,5 pontos, seguido do CM João Simões (6,5), MI Amorim Agnelo (6,5), Jesus Pimentel (6,5), Celso Baltazar (6), Adriano Pacavira (6), Carlos Fernandes (5,5), MF Ediberto Domingos (5), Edivaldo Gama (5),Avelino Fernandes (5),MF Eduardo Pascoal (5) e José do Rosário (5).

Sábado Xadrezístico é uma competição disputada em partidas rápidas de cinco minutos organizada pela Associação dos Amigos do Xadrez de Angola. A primeira consagração de MI Adérito Pedro ocorreu no Mulenvo de Cima, uma comuna do município de Viana, e a segunda, no Calemba II, adstrita ao município de Belas.

A nona edição da competição homenageou o primeiro Mestre Nacional Agostinho Adão e a 10ª homenageou Santos Júlio, pai do organizador da prova, João Júlio, proprietário da Escola de xadrez de Viana com o seu nome.

FAX LIQUIDA PRÉMIOS
A direcção da Federação Angolana de Xadrez (FAX) vai proceder na próxima quarta-feira, às 19h30, nas suas instalações, o pagamentos da dívida contraída com os xadrezistas que conquistaram as medalhas nos Campeonatos Africanos de Juniores, em ambos sexos, decorridos em Dezembro do ano transacto, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul.

O vice-presidente da FAX, Tito Martins, anunciou as boas novas para os campeões africanos de juniores.

"Depois de muito tempo de espera, agora temos as condições administrativas e financeiras de honrar com a liquidação dos prémios dos Campeonatos Africanos de juniores. Pedimos perdão aos nossos digníssimos campeões pelo longo período de espera", disse.

O vice-presidente da FAX garantiu que a liquidação vai ser apenas restrita ao Africano de Saurimo. Estão convidados os Mestres Internacionais David Silva, do Progresso Sambizanga; Esperança Caxita e Maria Domingos, ambas da Escola Macovi; e Mestre Fide Luzia Pires, do Polivalente Aldanuel ou os seus representantes.

"Apenas vamos processar o pagamento da dívida com os campeões do Africano do Saurimo. As outras vão ser resolvidas posteriormente. Ficam pendentes o prémio do Zonal da Namíbia'2014 (terceiro lugar do Mestre Internacional Luciano Oliveira, atleta da EPAL), e do Malawi'2015 (terceiros lugares do Mestre Internacional Erikson Soares, do Progresso Sambizanga, e da Mestre Fide Sónia Rosalino, da EPAL)", referiu.

O Estado angolano garante como prémio o equivalente a 4,5 mil dólares para a medalha de ouro conquistado no escalão de júnior, três mil dólares para a prata e 1,5 mil dólares para a de bronze.