Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro empata com Blechzin

Álvaro Alexandre - 17 de Dezembro, 2015

Adérito Pedro ,empata ,Blechzin

Fotografia: Jornal dos Desportos

De bago a bago, o galo enche o papo. Assim é o percurso do Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, na segunda edição do International Chess Festival de Sunway Sitges, que se disputa no Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges-Barcelona. Ontem, o atleta do 1º de Agosto empatou com MI Igor Blechzin (Rússia), na partida da quarta jornada e galgou  cinco lugares na tabela de classificação. Agora, o melhor angolano na competição ocupa a 24ª posição.

Para a mesma jornada, Carlos Fernandes (1º de Agosto) empatou com Grande Mestre (GM) Slim Bouaziz (Tunísia). O angolano teve de se socorrer da calma para fazer a leitura correcta do ataque do tunisino. No final, os dois adversários acordaram repartir o ponto. Ida Tateo (EUA) perdeu diante de Adriano Pacavira (Escola de Xadrez de Viana), David Maloberti (França) derrotou Candidato a Mestre (CM) João Júlio (Escola de Xadrez de Viana). Domingos Paulino (Escola de Xadrez de Viana) defrontou Vicenc Esplugas Esteve (Espanha) e Javier Otero (Espanha) jogou com Jeovani Santos (1º de Agosto).

Entre os líderes da competição, o empate ditou os resultados de três jogos. GM Julio Zuniga (Peru) empatou com GM Marc Dublan (Espanha), GM Levan Aroshidze (Espanha) empatou com GM Fernando Perralta (Argentina) e GM Emre Can (Turquia) empatou com MF Dmitry Gordievsky (Rússia).
Na tabela, MF Dmitry Gordievky, GM Júlio Zuniga, GM Marc Dublan, GM Fernando Peralta, GM Emre Can, GM Levan Aroshidze e MI Axel Delorme (França) co-lideram a classificação geral com 3,5 pontos cada.    

Entre os angolanos, MI Adérito Pedro ascendeu cinco lugares e ocupa a 24ª posição com 2,5 pontos. Adriano Pacavira está no 45º lugar (2), Carlos Fernandes, 51º (2), Diogo Agostinho, 56º (1,5), Domingos Paulino, 59º (1,5), Jeovani Santos, 67º (1,5) e CM João Júlio, 92º (0).Para a quinta jornada, que se disputa hoje, a partir das 8h30, MI Adérito Pedro enfrenta MF Jordi Cuadras (Espanha), Adriano Pacavira joga com MF Nikoloz Chikhaidze (Geórgia), MF Ramon Ugas (Espanha) defronta Carlos Fernandes, Diogo Agostinho enfrenta Juan Villar (Peru), MF Ralf Dunsbach (Alemanha) joga com Domingos Paulino, Jeovani Santos enfrenta Bob Holliman (EUA) e CM João Júlio enfrenta Oliver Fabregas (Alemanha).

GRUPO B

Carlos Jorge viveu ontem um dia especial na sua vida.  O atleta da Escola de Xadrez de Viana conseguiu somar a primeira vitória na segunda edição do International Chess Festival de Sunway Sitges, que se disputa no Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges-Barcelona. A sorte sorriu diante da espanhola Nikole Alexandra, em partida da quarta jornada.

A vitória restituiu a auto-estima de Carlos Jorge. Desde o início da competição, o angolano coleccionou derrotas, que o deixaram na cauda. Agora, ascendeu a 60º lugar com um ponto.Noutras partidas, Domingos Mateus (Selecção Militar de Angola) venceu Alfonso Orcain (Espanha) e João Amaral (ISTA) ganhou ao Francisco Serrano Martinez (Espanha).

Na tabela de classificação geral, Jordi Aguilar (Espanha) isolou-se na liderança com quatro pontos, seguido de Graham Robert (País de Gales); Konstantinos Soilemetzidis (Grécia) ne Arnau Chico (Espanha), todos com 3,5 pontos cada.Domingos Mateus é o melhor angolano no grupo. O atleta da Selecção Militar de Angola ocupa o 5º lugar com 3,5 pontos. João Amaral está em 5º (3) e Carlos Jorge no 60º lugar (1).Para a quinta jornada, que se disputa hoje, Domingos Mates enfrenta Konstantinos Soilemetzidis no segundo tabuleiro. No primeiro, Graham Robert defronta o líder Jordi Aguilar e, no terceiro, os espanhóis Gerardo Pena e Arnau Chico tentam o ponto.Noutras partidas, Pedro Ricard (Espanha) enfrenta João Amaral e a espanhola Maxima Serrallonga joga com Carlos Jorge.