Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro enfrenta MI Baile

Melo Clemente - 15 de Dezembro, 2015

Mestre Internacional Adérito Pedro já consta na liderança dos melhores angolanos na competição espanhola que decorre em Barcelona

Fotografia: Nuno Flash

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, está no encalço da segunda vitória, na partida da terceira jornada do grupo A da II edição do International Chess Festival de Sunway Sitges. O símbolo emblemático da Nação defronta, hoje, às 8h30, no Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges, Barcelona, o MI francês Pierre Bailet.

O jogo pode servir de ajuste de contas entre nações. Depois de perder diante de outro francês, o Grande Mestre (MG) Sebastien Maze, na primeira jornada, com uma dose de distracção, o MI Adérito Pedro vai procurar manter os altos níveis de concentração.  A empreitada não vai ser fácil para o angolano. Bailet é de reconhecida capacidade técnica, é muito forte nas finais, sustenta um elevado Elo quantificado em 2523 contra 2201 de Adérito. A diferença traduz quão vai ser difícil o jogo.

Noutras partidas, Adriano Pacavira (Escola de Xadrez de Viana) joga com Bob Holliman (EUA), Diogo Agostinho (Selecção Militar de Angola) enfrenta Candidato a Mestre (CM) Marti Casademont (Espanha), MF Alejandro Sendic (Espanha) defronta Domingos Paulino (Escola de Xadrez de Viana), Jeovani Santos (1º de Agosto) joga com Juan Domingo (Espanha), Ivan Alejandr Alzate (Espanha) enfrenta Carlos Fernandes (1º de Agosto), José António Mendoza (Espanha) defronta CM João Júlio (Escola de Xadrez de Viana).

Na linha de frente, três partidas aliciantes centralizam as atenções. Os resultados vão alterar o topo da classificação. O GM Sundar Shyam (India) defende a coroa diante do GM Júlio Zuniga (Perú), o GM Thal Abergel (França) joga com o compatriota GM Sebastien Maze e o GM Fernando Peralta (Argentina) disputa com o GM Oleg Romanishin (Ucrânia). Ontem, para a segunda jornada, Josep Racionero (Espanha) perdeu diante do MI Adérito Pedro, MI Filemon Cruz (Perú) derrotou Diogo Agostinho e o MF Jordi Ballester (Espanha) perdeu diante de Domingos Paulino.

Depois de perder diante de Diogo Agostinho, MF Jordi Cuadras (Espanha) empatou com Adriano Pacavira, Rafael Torres (Espanha) empatou com Jeovani Santos, Carlos Fernandes empatou com Maria Floris (Espanha), CM João Júlio descansou por força de calendário. Após a disputa da II jornada, a prova é liderada por um colégio constituído por 16 membros, comandados pelo GM peruano Júlio Zuniga, com 2 pontos cada um.

O MI Adérito Pedro é o melhor atleta angolano na tabela classificativa. O atleta do 1º de Agosto ocupa a 45ª posição com 1 ponto entre 72 concorrentes. Diogo Agostinho ocupa a 48ª posição (1); Domingos Paulino, 53ª (1); Jeovani Santos, 57ª (0,5); Carlos Fernandes, 60ª (0,5); Adriano Pacavira, 61ª (0,5) e CM João Júlio, 88ª (0).

GRUPO B


Domingos Mateus (Selecção Militar de Angola) defronta hoje, às 8h30, no Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges, Barcelona, Jaume Romay (Espanha), na partida pontuável para a terceira jornada do grupo B da II edição do International Chess Festival de Sunway Sitges. Noutras partidas, Manuel Arbunic (Espanha) enfrenta João Amaral (Instituto Superior de Angola) e Mathieu Boers (Espanha) joga com Carlos Jorge (Escola de Xadrez de Viana).

Ontem para a segunda jornada, João Amaral empatou com o compatriota Domingos Mateus, Carlos Jorge perdeu diante de Lluis Perez (Espanha). Na classificação geral, Carles Ferrer (Espanha) lidera a competição com dois pontos, num colégio de dez atletas. A prova é disputa por 69 concorrentes e o melhor angolano é Domingos Mateus, que ocupa a 14ª posição com 1,5 pontos. João Amaral está na 17ª (1,5) e Carlos Jorge na 63ª sem ponto.