Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro falha Africano

Álvaro Alexandre - 18 de Maio, 2013

Adérito Pedro ostenta um título de campeão africano de juniores

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional Adérito Pedro, do 1º de Agosto, vai falhar a participação no campeonato africano absoluto individual, que arranca hoje numa das unidades hoteleiras da cidade de Tunes, na Tunísia. Adérito Pedro não seguiu viagem ontem com a selecção nacional devido a questões familiares.
A equipa angolana tem o desembarque previsto para hoje de manhã em Tunes, depois de ter efectuado trânsito em Lisboa.

Além da ausência justificada do MI Adérito Pedro também ficaram fora da prova o treinador da selecção masculina, Armindo de Sousa, da equipa feminina, Francisco Andrade e as xadrezistas Sónia Rosalino (da EPAL), Irineia Gabriel (do 1º de Agosto) e Maria Domingos (da Macovi).

A direcção da Federação Angolana de Xadrez alegou que o corte de integrantes na delegação angolana deveu-se a dificuldades financeiras. Na prova, cuja reunião técnica está agendada para as 10h00, estão presentes os xadrezistas nacionais Luciano Oliveira, da EPAL, e Sérgio Miguel, do 1º de Agosto, que ainda não estão inscritos para o efeito.

O comité organizador confirmou a inscrição de 23 xadrezistas, com destaque para os Grandes Mestres Bassem Amin, Adly Ahmed, Essam el Gindy, todos do Egipto. O Africano de Tunes também vai contar com os Mestres Internacionais Mohamed Haddouche (Argélia), Mohamed Ezat (Egipto), Adlane Arab (Argélia), Khaled Abdel (Egipto), Kenny Solomon (África do Sul) e Walaa Sarwat (Egipto).


XADREZ

Província do Uíge desiste dos Nacionais


A Associação Provincial de Xadrez do Uíge foi “forçada” a desistir da organização dos Campeonatos Nacionais de juvenis, em ambos os sexos, prova que estava agendada de 20 a 30 do corrente mês, em virtude da direcção provincial dos Desportos ter descartado da responsabilidade de alguns encargos que tinha assumido.

A posição tomada pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos do Uíge foi tornada pública na quinta-feira, em Luanda, pelo secretário executivo da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Manuel Pedro.

O dirigente da FAX lamentou os transtornos provocados com a desistência da província do Uíge. “É de lamentar a fase menos boa apresentada pela direcção dos desportos do Uíge. O nosso filiado alegou que não conseguiu reunir condições de alojamento e de alimentação para acomodar todas as delegações que estavam inscritas para os nacionais de juvenis”, disse.

Para não estrangular o calendário de prova, a federação solicitou à Associação Provincial de Xadrez de Luanda para colmatar o deficit provocado.
Álvaro Alexandre


Perde na estreia

Engrácia Oliveira
no torneio masculino


A xadrezista Engrácia Oliveira, do Grupo Desportivo da EPAL, que aceitou o desafio de disputar o torneio masculino do II Grande Prémio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de 2013, que se disputa na Feira Internacional de Luanda (FIL), perdeu ontem na estreia com Pedro Neto, do Núcleo do Rangel.

Hoje, a jogadora vai tentar recuperar pontos diante de António Kumandala, da Movicel. Na primeira jornada, Fernandes Domingos perdeu com João Simões, Francisco Flora sofreu derrota com MF Eduardo Pascoal e MF Ediberto Domingos derrubou Carlos Gama, nas partidas de destaque.
Ainda nos jogos de destaque, o MI Erikson Soares bateu Edivaldo Gama, António Kumandala foi incapaz de evitar a derrota diante de Carlos Fernandes e Cambando José ganhou pontos diante de Pedro Lopes.

Na segunda ronda, prevista para hoje, João Simões (EPAL) defronta Jorge Brito (Núcleo do Rangel), FM Eduardo Pascoal (EPAL) cruza com Pedro Neto (Núcleo do Rangel) e Edivânio Domingos (Vila Alice) mede forças com o FM Ediberto Domingos (EPAL). O MI Erikson Soares (1º de Agosto) joga com Jeovani Santos (1º de Agosto), Carlos Fernandes (1º de Agosto) disputa o ponto com David Silva (Progresso) e Xanderson Rodrigues (Núcleo do Rangel) tem pela frente Cambando José (Polivalente Aldanuel).

Eliseu Tavares (Polivalente Aldanuel) partilha o tabuleiro com Clélio Solege (Progresso). A liderança do II Grande Prémio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação é partilhada por 23 xadrezistas, todos com um ponto. No torneio participam 50 xadrezistas, em alusão ao Dia Mundial das Comunicações e Tecnologias de Informação, assinalado ontem.
  AA