Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro quer destronar Catarino

Álvaro Alexandre - 09 de Fevereiro, 2015

O torneio conta com a participação dos 12 melhores xadrezistas nacionai

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, promete afastar da concorrência o Mestre Fide (MF) Catarino Domingos, da EPAL,  detentor do título, da Taça Enana a decorrer de 10 a 13 do corrente mês, nas instalações do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda. O torneio conta com  a participação dos 12 melhores xadrezistas nacionais.“Tenho uma estratégia especial para a segunda edição da Taça Enana. A mesma vai ser revelada no decorrer das jornadas para dificultar a análise aos meus adversários. A partir deste momento, o meu pensamento está focalizado no primeiro lugar da prova”, disse.

O atleta mais representativo do xadrez angolano no ranking mundial disse “se houver um deslize”, vai fazer tudo para ficar entre “os três melhores do torneio”.O MI Adérito Pedro está confiante na preparação efectuada na pré-época para destronar do título o MF Catarino Domingos. “A preparação foi excelente e os ânimos estão nos padrões recomendáveis para a alta competição. Vou dar o máximo para vencer a prova e respeitar todos os adversários. Todo o cuidado é pouco e vou usar a calma para alcançar o objectivo”, revelou a estratégia.

O MF Catarino Domingos disse ao Jornal dos Desportos que tem a máquina operacional para a Taça Enana.“Estamos na fase da pré-época e espera-se pouco de nós. Não tenho grandes perspectivas no torneio, mas obrigações a velar. O propósito obriga-me a realizar um esforço extremo para conseguir o bis”, assegurou.O torneio vai ser disputado em sete jornadas e o ritmo de jogo é de 1h30. As partidas vão ser acompanhadas pela dupla de árbitros composta pelo Francisco Andrade e Abílio Silva.

A organização assegurou os prémios do torneio. O primeiro classificado masculino vai ser agraciado com 200 mil kwanzas, o segundo, com 100 mil kwanzas e o terceiro, com 50 mil kwanzas. A atleta feminina que conseguir a melhor classificação na prova vai ter um prémio surpresa, conforme intenções avançadas pela direcção da empresa Enana. A organização da Taça Enana seleccionou os atletas MF Catarino Domingos (EPAL), MI Adérito Pedro (1º Agosto), MI Amorim Agnelo (1º de Agosto), MI Luciano Oliveira (EPAL), MI David Silva (Progresso Sambizanga), MI Erikson Soares (1º de Agosto), MF Eduardo Pascoal (EPAL) e MF João Simões (EPAL).
Na classe feminina foram eleitas a MI Esperança Caxita (Macovi), Sónia Rosalino (EPAL), Valquíria Rocha (EPAL) e Irineia Gabriel (1º de Agosto).