Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro reacende a luta

Álvaro Alexandre - 14 de Fevereiro, 2015

Melhor xadrezista angolano no ranking mundial ocupa o segundo lugar da tabela classificativa e espreita a liderança do torneio de mestres

Fotografia: José Soares

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, assumiu ontem, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a postura da figura determinante das decisões do xadrez nacional, ao derrotar sem contemplações o Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar, da Académica do Lobito. A vitória consuma a superação do trauma provocado na derrota sofrido na primeira jornada da Taça Enana com o MF Eduardo Pascoal, da EPAL.

Depois do desaire, o MI Adérito Pedro parece ter encontrado a fórmula de elevar a auto-estima. Na segunda jornada, despejou toda a fúria no tabuleiro e venceu o colega de equipa o MI Erikson Soares. Ontem, foi a vez do MF Cristiano Aguiar, jovem promissor da cidade de Lobito, sentir as jogadas do melhor atleta angolano no ranking mundial.

Noutras partidas, o MI Amorim Agnelo conseguiu conservar a liderança da Taça Enana. O atleta do 1º de Agosto empenhou-se no jogo da final e contrariou todas as investidas do MF Catarino Domingos, da EPAL. Perante o ataque fulminante, MI Amorim Agnelo conseguiu colocar o adversário em situação complicada e forçou o empate.

O empate também prevaleceu no jogo que opôs o MI Oliveira Luciano, da EPAL, ao Vanderson Dias, do 1º de Agosto, assim como na partida entre o MI David Silva, do Progresso Sambizanga, ao MF Eduardo Pascoal, da EPAL.

Depois de perder na  jornada anterior, o MI Erikson Soares suplantou Sónia Rosalino, da EPAL. O ponto mais alto da jornada ficou com candidato a Mestre (CM) João Simões, da EPAL, que obteve a primeira vitória no torneio. Depois de duas derrotas, redimiu-se diante da Valquíria Rocha, da EPAL.

À entrada da quarta jornada, o MI Amorim Agnelo continua a liderar a classificação com 2,5 pontos, seguido do MI Adérito Pedro (2), MI Luciano Oliveira (2), MF Catarino Domingos (2), Vanderson Dias (2), MI David Silva (1,5), MI Erikson Soares (1,5), MF Eduardo Pascoal (1,5), CM João Simões (1), MF Cristiano Aguiar (1), Sónia Rosalino (1) e Valquíria Rocha (0).

4ª JORNADA
A principal atracção da quarta jornada está reservada no primeiro tabuleiro. A partir das 10h00, numa das salas do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o MI Luciano Oliveira tem a missão de acabar com as boas exibições do MI Amorim Agnelo. Qualquer outro resultado a não ser vitória, o atleta do 1º de Agosto vai ser ultrapassado no topo da tabela de classificação.

Para mesma ronda, o MF Catarino Domingos ajusta as contas com MI Adérito Pedro, Vanderson Dias defronta o MI David Silva, MF Cristiano Aguiar joga com o MI Erikson Soares. MF Eduardo Pascoal enfrenta o CM João Simões e Sónia Rosalino joga com Valquíria Rocha.